Defesa Civil dobra número de atendimentos em três anos
29-06-2016 13:24

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil São José dos Pinhais (Compdec-SJP) é uma das poucas do Paraná a ter a estrutura que conquistou, principalmente desde 2013, com investimentos realizados pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

Até o ano de 2012 era então apenas denominada de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), funcionava uma sala de aproximadamente 60 m², com dois agentes, o diretor operacional e o secretário do diretor. Contava com uma viatura, um barco de difícil transporte e alguns materiais de proteção individual. Os atendimentos eram predominantemente emergencialista, conforme preconizava a definição das funções da Defesa Civil na época da promulgação da Lei Municipal 44/97.

De 2013 para cá foram muitos investimentos, impulsionados também pela Lei Federal nº 12.608/2012, que torna a Defesa Civil com enfoque preventivo, passando a ser denominada Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São José dos Pinhais (Compdec-SJP). Diante dessa nova perspectiva da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, buscou estruturar a Compdec-SJP no sentido de atender as novas demandas, já que o órgão passou a atuar como órgão articulador intersetorialmente na esfera Municipal, e também em concomitância com as esferas Estadual e Federal.

Atualmente a Compdec-SJP para atender suas demandas conta com uma equipe composta por diretor operacional, secretária do diretor operacional, dois agentes de Defesa Civil e dois agentes administrativos. Está instalada em uma sede própria, utilizada também para pronto atendimento, com aproximadamente 720 m², com sala administrativa, sala operacional, recepção, almoxarifado, sala de ensino, e espaço para ampliação de mais instalações.

Além de equipe maior, também foram adquiridos entre outros equipamentos: uma viatura Ranger 4X4, viatura Strada, viatura Kombi, empregada também para a arrecadação de donativos, duas viaturas motocicletas para realizar vistoria em áreas onde o acesso de viaturas é dificultado e um barco inflável e de fácil transportabilidade próprio para atendimento de socorro em alagamentos .

Os números de atendimentos nesse período também aumentaram. Em 2013 foram registrados 135 atendimentos durante todo o ano, exatamente o número registrado já nos primeiros seis meses de 2016.

“Atualmente os atendimentos são predominantemente de cunho preventivo, sendo que a Compdec-SJP tem promovido ações de treinamento às equipes e voluntários, realização de simulados, campanhas, atendimento multidisciplinar com demais entidades públicas e privadas”, explica o diretor operacional Claudio Roberto de Melo Arruda, se referindo ao Plano de Auxílio Mútuo de São José dos Pinhais (PAM-SJP) e demais empresas que atuam dentro da circunscrição Municipal.

Quando acionar a Defesa Civil Municipal?
Em situações de inundações, alagamentos, desabamentos, quedas de árvores, incêndios e explosões, deslizamentos, destelhamentos, graves desastres com vítimas e desabrigados, colisões, tombamento ou queda de veículos de transporte; rupturas ou colapso de vias públicas; explosões em depósitos de gás de cozinha; acidentes com combustíveis, produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos); na organização de grandes eventos (shows e espetáculos); acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas); deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes).

A Compdec-SJP está localizada na Rua Porto Alegre nº. 138, no bairro Ouro Fino.

Informações: (41) 3283-1204 / (41) 3283-6661 (horário das 8h às 17h) e o telefone para atendimento de emergências 24 horas é o 153.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais