Defesa Civil promove reunião e apresenta a REER – Rede Estadual de Emergência Radioamadora
08-11-2013 19:51

A Defesa Civil de São José dos Pinhais realizou, na manhã desta sexta-feira (8), uma reunião no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com o intuito de apresentar as ações que vem sendo realizadas durante o ano de 2013 no município e em parceria com as demais secretarias municipais. Também foi apresentado a REER – Rede Estadual de Emergência Radioamadora, que tem como principal função auxiliar os serviços prestados pela Defesa Civil.

A REER conta com pessoas habilitadas pelo Governo Federal, para operar uma estação de rádio comunicação amadora, e servir de apoio para a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e possui uma capacidade de comunicação, em tempo real, visto que não depende de qualquer outro meio a não o ser o rádio e a antena. Em períodos de anormalidade, os primeiros serviços a serem afetados são as comunicações. Por isso, em setembro de 1996, através de uma parceria entre o grupo Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foi criada a REER. No Brasil, o órgão regulamentador das radioamadoras é a Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL).

Atualmente, o radioamadorismo é uma tendência mundial. Para se tornar radioamador é necessário realizar uma prova em que é avaliado: a capacidade operacional, conhecimentos da legislação das telecomunicações, ética operacional, além da capacidade de técnicas no manuseio, conhecimentos teóricos de rádio transceptores, equipamentos, antenas e afins do indivíduo.

Defesa Civil

A Defesa Civil realiza ações preventivas: de socorro, de assistência e de reconstrução. Essas ações são destinadas a evitar (ou minimizar) desastres naturais e incidentes tecnológicos, bem como, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

Sua história teve início na 2ª Guerra Mundial, em que focalizava-se na proteção de civis contra ataques militares - sobretudo ataques aéreos. Após os períodos de guerra, houve uma necessidade de montar as estruturas da Defesa Civil devido a grandes catástrofes - tanto naturais, quanto tecnológicas - que continuavam a atingir a população de maneira geral e intensa.

A Defesa Civil no Brasil começou a se estruturar em função das fortes chuvas que assolavam a região sudeste, entre os anos de 1966 e 1967, provocando enchentes nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais