Educação ambiental é tema em reunião de Secretarias Municipais
12-03-2009 11:49

Valorização do trabalho dos coletores de resíduos sólidos recicláveis (os “carrinheiros”), debate sobre o melhor aproveitamento do lixo urbano e ações que as secretarias do município de São José dos Pinhais podem desenvolver foram assuntos abordados no último dia 10, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A reunião contou com a participação da procuradora Margareth Matos de Carvalho, do Ministério Público do Trabalho.

Em São José dos Pinhais existem aproximadamente 2 mil coletores de resíduos sólidos recicláveis, sendo que existem cerca de 50 depósitos que compram este material. A grande preocupação da Prefeitura é quanto ao destino do lixo urbano e a situação caótica dessas pessoas que trabalham com o lixo.

“O que deve ser trabalhado nos municípios são questões como a educação ambiental dos cidadãos e o melhor aproveitamento do lixo urbano. Na verdade, apenas 10% de todo lixo urbano produzido seria descartado, o restante pode ser revertido em novas fontes de emprego e renda”, afirma Margareth.

O vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, Jairo Melo, comunicou que a secretaria ficará responsável pela coordenação desse trabalho de reaproveitamento do lixo e do desenvolvimento de um trabalho com os coletores, procurando envolver todas as secretarias do município. “Nós vamos assumir o compromisso de analisar as ações voltadas ao lixo urbano e concretizá-las”, diz Jairo.

No mesmo encontro foi apresentada a Lei nº1. 330, de 14 de janeiro de 2009, que disciplina as normas de tráfego de veículos de tração animal e de veículos de propulsão humana, nas vias públicas de São José dos Pinhais. “Estamos em um processo de detalhamento dessa nova lei. Queremos deixar claro para os coletores de resíduos sólidos que pretendemos melhorar as condições de vida dos mesmos”, comentou Edson Dangui, chefe da Divisão de Sinalização (DEMUTRAN).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais