Emergências obstétricas é tema de capacitação realizada no Hospital São José para profissionais da saúde
19-07-2017 20:42

Na última terça-feira (18), uma capacitação sobre emergências obstétricas foi realiza no auditório do Hospital e Maternidade Municipal São José (HMMSJP). Destinada aos médicos, equipes de enfermagem e condutores do SAMU, o curso abordou temas como emergência hipertensiva, atonia uterina, controle de glicemia, distócia do parto e reanimação.

De acordo com a palestrante, Anida Larissa de Almeida e Silva, residente do terceiro ano de ginecologia obstetrícia do HMMSJP, existem várias situações que podem ser classificadas como emergência obstétrica, por isso a capacitação é importante. “O objetivo do curso é que a equipe se conscientize da importância da identificação e do preparo durante a emergência e, principalmente, o sincronismo da equipe para que o atendimento seja agilizado e para maior chance de sucesso na abordagem inicial e no tratamento”, explica a médica.

A capacitação foi realizada com o intuito de agilizar e tonar mais eficiente o atendimento realizado, além de sincronizar a equipe. “Isso é muito importante tanto pra mãe quanto para o bebê”, explica Érika Hissae Kondo, enfermeira e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do HMMSJP. “É importante disseminar essas informações para que quem receber o paciente, seja pela emergência ou pelo setor da maternidade, saber identificar os riscos iminentes e, assim, ter uma conduta mais rápida possível”, completa.

Sobre as capacitações que são realizadas, Érika afirma que são importantes, pois “educação permanente em saúde é necessária, já que quanto mais se treina, mais se melhora os protocolos, o tempo, a sincronia e a rotina dos profissionais”.

Serviço

Essa foi a segunda capacitação realizada sobre emergências obstétricas. A primeira foi realizada no dia 14; outra no dia 18 e no dia 25 serão feitas mais duas, uma no período da tarde e outra à noite. Médicos e equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais equipamentos de saúde são convidados a participar. A inscrição deve ser realizada pelo site da Prefeitura.

Data: 25 de julho.

Horário: Tarde, das 14h30 às 15h30 e a noite, das 20h30 às 21h30.

Local: Auditório do Hospital e Maternidade São José (HMMSJP).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais