Encerramento da Semana de Bandas e Fanfarras
01-09-2015 14:04

O Ginásio Max Rosenmann recebeu, na tarde do sábado (29), o evento de encerramento da Semana de Bandas e Fanfarras, promovido pelas Secretarias de Cultura e de Educação de São José dos Pinhais.

Entre o público presente, formado por pais, comunidade escolar e convidados, estavam o prefeito Luiz Carlos Setim, a secretária de Educação, Neide Setim, o secretário de Cultura Amarildo Rosa, o vereador Luiz Monteiro, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Giam Celli. Também passou pelo evento o vice-prefeito Toninho da Farmácia.

A secretária de Educação Neide Setim agradeceu e parabenizou as apresentações. “Hoje assistimos ao resultados do trabalho desenvolvido em 11 Escolas Municipais. Quanto mais crianças voltadas para a música e para cultura, melhor, pois esta é uma forma de trazermos mais qualidade à educação e ampliar o conhecimento. A Semana de Bandas e Fanfarras é o momento especialmente criado para mostrarmos o trabalho desenvolvido nas Escolas desde o início do ano, e este lindo momento, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura, é realizado para valorizarmos o talento de cada um”.

O prefeito Luiz Carlos Setim parabenizou os participantes, lembrou a importância e o resultado positivo da musicalização na vida das crianças. “Quando comemoramos os 24º aniversario da Banda Marcial de São José dos Pinhais junto com o Festival de Fanfarras, e temos aqui reunidos adultos e crianças, oportunizamos às crianças conhecerem o trabalho de uma banda profissional e se motivarem. Tanto o projeto das fanfarras nas escolas quanto as aulas de musicalização oferecidas à comunidade, são oportunidades para descobrirmos talentos da música e para a formação de novos músicos que, num futuro próximo podem se tornar integrantes da Banda e representar o município, como hoje já faz a Banda Marcial de São José dos Pinhais”, disse o prefeito Setim.

O evento contou com a apresentação de 11 fanfarras, do Grupo de Percussão da Banda Marcial de São José dos Pinhais e foi finalizado com o concerto do Aniversário de 24 anos da Banda Marcial de São José dos Pinhais (BMSJP), que tocou o “Parabéns a você” regido pelo Maestro João Carlos Maximiniano, que lembrou sobre a história da BMSJP. “Começamos a Banda junto à guarda mirim e hoje se tornou é uma expressão artística do município, com títulos de nível estadual e nacional. Tenho que agradecer em especial ao prefeito Luiz Carlos Setim, já que por três gestões tivemos o seu especial apoio”.

Reconhecimento
O secretário de Cultura Amarildo Rosa também ressaltou o exemplo da Banda Marcial de São José dos Pinhais para novas gerações de músicos que estão iniciando nas fanfarras. “O evento de encerramento é um palco para as crianças se apresentarem e se motivarem ao ver a apresentação da Banda, algo que fica marcado na vida destas crianças e na dos músicos da banda. Assim como esporte ocupa o jovem, a música também tem essa importante função, por isso temos promovido a ampliação dos espaços, a descentralização dos serviços e a oferta de cursos de instrumentos musicais”, disse Amarildo Rosa.

Participaram do evento as fanfarras das Escolas Municipais Alexandre Leon Bordes, Ananias Antonio Mauad, Antonio Franco da Rocha, Elvira Pilotto Carrano, Eugênia da Cruz Santos Talamini, Professora Ezaltina Camargo Meiga, Educação de Jovens e Adultos da Jorge Nascimento, Narciso Mendes, Olavo Bilac, Rosi Machado Marchesini e São Francisco de Assis. Também participaram as fanfarras dos Colégios Estaduais Chico Mendes e Tiradentes, além da fanfarra do bairro Cidade Jardim, e o grupo de percussão da Banda Marcial de São José dos Pinhais.

Ao final do evento mais de 500 integrantes das bandas e fanfarras foram homenageados com medalhas de participação e suas instituições receberam certificados.

A Semana Cultural de Bandas e Fanfarras acontece anualmente em cumprimento a Lei 2.170, de 22 de maio de 2013. Para as escolas, comunidades ou demais instituições que queiram participar no próximo ano, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (41) 3381-5901 ou com a Secretaria de Educação pelo 3381-6973.

Aos interessados em organizar uma fanfarra em sua escola ou comunidade a Secretaria de Educação realiza periodicamente a formação para instrutores. Informações (41) 3381-6973 jeferson.mauda@sjp.pr.gov.br

Projeto Fanfarra
O projeto Fanfarra nas escolas é uma das forma que as escolas utilizam para trabalhar as diretrized do ensino da musica no currículo escolar. É articulado pelo coordenador da área de Música do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Jeferson Mauda, que forma os instrutores e assessora as escolas. “A fanfarra além de proporcionar aos educandos as primeiras noções do contexto musical, tem outras funções importantes à comunidade escolar: proporcionar o senso de cooperação, o respeito e a disciplina. “A musicalidade traz disciplina, ajudando o aluno na organização e na disciplina com seus horários. Torna-se mais comunicativo, passando a ouvir e falar mais, aprendendo a trabalhar em equipe. Isso faz com que ele se torne um aluno mais atuante na escola”, explica Jeferson.

Segundo Jeferson toda escola pode montar a sua fanfarra. “Nas escolas municiais os instrutores são voluntários da comunidade ou da própria unidade ensino, que dispõe de parte do seu tempo para ajudar a desenvolver esse projeto”, conta.

Entre as 11 fanfarras existentes no município, duas chamam a atenção: a da Escola São Francisco, da comunidade do Castelhanos, que fica há 60 km do centro da cidade, em meio a Serra do Mar, e também a fanfarra formada por alunos adultos da Escola de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Jorge Nascimento, no Guatupê, que conta com a participação de haitianos.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais