Escola abre curso de Libras para alunos do ensino regular
14-08-2015 10:16

Não há limite para as amizades que surgem no ambiente escolar. E foi pelo interesse e procura dos alunos ouvintes, que a Escola Municipal de Surdos Ilza Santos, de São José dos Pinhais, abriu uma turma do curso básico em Libras para alunos do Ensino Regular da Escola Municipal Padre Pedro Fuss.

Desde o início do ano as duas Escolas funcionam dentro da mesma área, porém em blocos diferentes. “A diferença entre as duas Escolas é que no bloco onde funciona a Escola Ilza Santos os alunos surdos são atendidos e alfabetizados na sala de aula com professor bilíngue. Em comum os alunos das duas Escolas compartilham o mesmo currículo e convivem nas demais estruturas, como o ginásio de esportes, biblioteca, refeitório e a área de lazer. Outra diferença? O sinal de intervalo de uma Escola é sonoro enquanto na Escola de alunos surdos é um sinal luminoso”, explica a secretária de educação, Neide Setim, para exemplificar a integração das Unidades.

A experiência bem sucedida se deu no início de 2015, após uma reforma e adequação de um bloco inteiro da Escola Padre Pedro Fuss para receber os alunos da Escola Ilza Santos.

O resultado do convívio trouxe ganhos para toda a comunidade escolar. As diferenças de comunicação entre alunos ouvintes e surdos ficaram para trás quando, no convívio, as amizades nasceram. Os alunos ouvintes passaram a perguntar para as professoras interlocutoras como se expressar em sinais para conversar com os colegas, o que trouxe a ideia de oferecer o curso de libras para alunos ouvintes.

Assim que a Escola abriu matrículas para as duas turmas, a procura foi tão grande que logo as 25 vagas por turno foram preenchidas.

A aula inaugural aconteceu nesta semana, na quarta-feira (12) pela manhã e na quinta-feira (13) à tarde. Os alunos participam das aulas na biblioteca da Escola Pedro Fuss no contra turno com o professor de Libras surdo Thiago de Almeida Santana e com a pedagoga Mariana Aliganchuki, que é bilíngue e interlocutora nas aulas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.