Escola Municipal Ilza Souza Santos está em novo prédio
09-03-2015 17:52

O ano letivo de 2015 começou com uma novidade para os alunos da Escola Municipal Especial Ilza de Souza Santos. Em novo endereço, a Unidade agora funciona em um prédio anexo a Escola Municipal Padre Pedro Fuss, no bairro São Cristóvão. A Ilza Santos é uma escola de ensino regular assim como a Padre Pedro Fuss, o que as diferencia é que as crianças surdas são atendidas em suas necessidades educacionais com profissionais especializados na área da surdez e sua alfabetização é Bilíngue: regular e em Libras.

“Para os alunos com surdez foi um ganho, porque usufruem da boa estrutura da Escola Padre Pedro Fuss, que é um equipamento novo com ginásio coberto, com toda a rotina de uma escola grande”, conta a diretora do Ilza Santos, Rita Teixeira, que fez um destaque especial sobre o convívio com os alunos do Pedro Fuss. “Muitos alunos do regular têm demonstrado interesse em aprender Libras para poder conversar com os colegas, já que isso acontece na hora do recreio com a ajuda de uma professora intérprete”.

A pedagoga Mariana Aliganchuki tem acompanhado o convívio e avalia que houve um ganho pedagógico para os alunos. “No começo havia uma insegurança dos nossos alunos com surdez e também de seus pais de como seria a convivência em uma escola grande, onde não havia este tipo de inclusão. Não demorou muito para todos os alunos interagirem. No recreio, quando todos brincam juntos, a única coisa que os separa é o idioma, mas não por muito tempo já que alunos ouvintes estão buscando aprender libras.”

A aluna Maria Julia Morais, do 5º ano, é um dos alunos que aos poucos está aprendendo a se comunicar com a linguagem de sinais. “Eu já conheço vários sinais e sempre que vejo as professoras junto pergunto como ‘falar’ tal assunto ou palavra”, relata a estudante.

Vitor Antunes, diretor da Escola Padre Pedro Fuss conta que “a mudança trouxe resultados muito positivos. As crianças das duas Unidades passaram a coexistir em um mesmo espaço. Nos horários de recreio, uma professora intérprete fica atendendo os alunos e facilitando a comunicação, embora as crianças consigam superar com facilidade esta barreira. Isso oportunizou aos educandos a vivência de diferentes realidades, num verdadeiro processo de inclusão.”

A secretária de Educação Neide Setim já esperava o retorno positivo da junção das duas Unidades. “Todos sabemos que inclusão é um direito da criança, mas como essa inclusão é realizada é o grande desafio. Nossa visão da educação é proporcionar inclusão com responsabilidade. Oferecer ao aluno com necessidades especiais o atendimento diferenciado e especializado, que respeite seu tempo e suas necessidades e garantir outras formas de aprendizado com a oportunidade do convívio diário.” disse.

A Escola Municipal Ilza Santos atende hoje 15 alunos entre crianças, jovens e adultos que frequentam o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Para os alunos adultos, além do ensino regular, há também oficinas de capacitação para o trabalho.

Rede de Ensino

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais atende a demanda formada por mais de 30 mil alunos, que estão divididos na educação infantil, ensino regular e educação especial.

Na Educação Especial a Secretaria Municipal de Educação mantém três escolas especiais de ensino regular: Escola Municipal Ilza Santos – para alunos surdos; o Centro de Atendimento Especializado Anne Sullivan – para aluno cegos; e a Escola Especial Madre Paulina – para alunos com deficiência mental.

Estas Escolas especiais contam com professores e equipes multidisciplinares especializados e com atenção integral ao aluno dentro de suas necessidades específicas.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.