Escolas e CMEIs realizam trabalho de transição dos alunos
27-10-2015 16:40

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais (Semed), por meio dos Departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, lançou em 2015 o Projeto Transição CMEI-Escola, que iniciou com encontros promovidos pela Semed com a direção das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), visando sensibilizar e promover parceria entre as Unidades geograficamente próximas entre si.

“O objetivo é o de proporcionar uma transição adequada a essas crianças tão pequenas, para que conheçam a Escola onde irão estudar e com isso sintam-se seguras em relação a esta mudança”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Neide Setim.

As Escolas e CMEIs já estão iniciando os encontros. É o caso da Escola Maria Leni Haluch Bastos, localizada no Nemari, que preparou uma programação que vai além da visita das crianças, para ambientá-las às mudanças que acontecerão na próxima etapa escolar. O primeiro encontro foi entre diretores e pedagogos da Escola e dos CMEIs para a apresentação do cronograma de atividades. Os alunos dos CMEIs Luiz Stocco e Borda Viva foram convidados pela Equipe da Escola Maria Leni a conhecer as instalações, visita que aconteceu na tarde de quinta-feira (22). Os pequenos foram recepcionados na entrada da Escola e apresentados à todos os funcionários, aos pedagogos às “tias” da limpeza com muita descontração.

O segundo momento foi o de percorrer as salas, a área externa, o banheiro e o setor administrativo da Escola. As turmas dos CMEIs também foram apresentadas aos alunos e professores que estavam em aula.

“É a primeira vez que nossa Escola abre as portas para os futuros alunos e essa experiência está sendo ótima para nós e principalmente para as crianças que estudarão conosco no próximo ano. É o contato inicial com a nova Escola, que organizamos para que seja uma vivência positiva na vida delas. No início do ano letivo vamos poder avaliar a diferença de termos realizado este trabalho de apresentação e transição, mas desde já estamos confiantes que estas crianças já chegarão mais seguras no primeiro dia de aula”, relata a diretora da Escola Maria Leni, Ruth Aparecida de Melo Gabardo.

Ao final da visita as crianças receberam lanche e foram informadas que em breve retornarão à Escola para participarem de um momento cultural.

“O projeto Transição CMEI-Escola acontecia no setor administrativo, com o estudo das Unidades para mensurar e estabelecer o número de matrículas para o próximo ano letivo. Com esta nova proposta, além da organização de matrículas, das visitas preparadas, o diretor, pedagogo e os professores tomarão conhecimento dos portfólios individuais das crianças, conhecendo o aluno e suas necessidades. Isso, com certeza, agregará qualidade à educação”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Andrea Cardozo Bonatto.

Celestina Foggiatto
Outra Escola que também está realizando o projeto de transição com sucesso é a Celestina Scolaro Foggiatto, localizada no Cruzeiro. No dia 23 a Unidade recebeu os profissionais e as crianças dos CMEIs Sossego da Mamãe e Quero-Quero Aprender. “Contamos com a presença de aproximadamente 150 alunos da educação infantil que foram acolhidos em uma das atividades que já acontece em nosso estabelecimento de ensino, a Contação de História por meio de dramatização por uma professora. Após este momento, as crianças dos CMEIs em companhia dos nossos alunos do 1º e 3º anos realizaram uma visita as dependências”, disse a diretora Regina Lorenço , destacando que as crianças dos CMEIs enviaram desenhos e cartinhas para a Escola.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.