Escolas Municipais se preparam para 1ª Mostra de Trabalhos de Educação para o Trânsito
21-06-2016 15:45

Com objetivo de trocar experiências entre as Escolas do Município, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e de Transportes e Trânsito, promoverá a 1ª Mostra de Trabalhos de Educação para o Trânsito, com data a ser realizada no final do ano. Desde já, várias Escolas estão trabalhando sobre o tema com os alunos, realizando trabalhos em sala de aula.

É o caso da Escola Municipal Professora Ernestina Macedo de Souza Cortes, localizada no bairro Aristocrata. As professoras e pedagogas estão desenvolvendo nas aulas de Artes atividades de criação de veículos lúdicos com as crianças, por meio de material reciclável. Para a aplicação e exposição dos trabalhos, foi criada uma simulação de pista de trânsito. A atividade contou com a participação dos guardas municipais da Patrulha de Trânsito, instruindo sobre as leis de tráfego, a preocupação com o pedestre e a importância do respeito no trânsito para evitar acidentes.

“Após a capacitação de pedagogos, feita pelo Departamento de Trânsito, nós levamos a ideia para uma reunião pedagógica na Escola e, a partir desta reunião, cada professor se comprometeu a desenvolver um trabalho sobre educação para o trânsito. Como exemplo, podemos citar uma das professoras que desenvolveu, a partir de materiais recicláveis, carrinhos com caixa de papelão. Os trabalhos foram feitos nas aulas de Artes, onde a atividade proporcionou o aprimoramento dos conceitos e noções de cores e de sólidos geométricos, em duas e três dimensões. Após os trabalhos estarem prontos as crianças aprenderam as leis de trânsito, brincando na pista feita na quadra da escola”, disse Marli Patrícia Mikrut, pedagoga da Escola Ernestina Cortes.

Josiane Inácio Arruda, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, destaca a importância do projeto e explica que a Mostra, que estará aberta ao público em geral, viabilizará a troca de experiências com os resultados dos trabalhos feitos pelas escolas do Município.

“Temos, dentro da proposta pedagógica da Escola, a Educação para o Trânsito como tema transversal. Para a Mostra trabalharemos com todas as turmas do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já realizamos capacitação em anos anteriores, com todos os professores, e também com os diretores e pedagogos. A proposta este ano é fazer uma mostra do resultado deste trabalho. A primeira parte é a apresentação nas Escolas e, no segundo momento, levaremos para um espaço público. O objetivo principal da Mostra é a troca pedagógica de recursos educativos que podem ser utilizados em sala de aula para se trabalhar sobre o trânsito. Nela também os pais dos alunos poderão conferir o resultado dos trabalhos feitos por seus filhos”, destaca Josiane.

Participarão da Mostra as unidades de Ensino do Município de São José dos Pinhais vinculadas ao Programa Municipal de Educação para o Trânsito. Além das 61 Escolas e Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Pública, participam sete escolas particulares.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.