Escolas recebem a avaliação dos resultados da Prova do Município
30-11-2015 19:33

Melhorar a qualidade da Educação em São José dos Pinhais envolve muitas ações, e entre elas estão as capacitações dos profissionais da rede que foram realizadas durante todo o ano. O resultado do trabalho de melhorar o processo de ensinar pode ser avaliado nas provas realizadas com os alunos, onde foi possível mensurar a aprendizagem efetiva.

Com o resultado da Prova do Município em mãos, a equipe do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, dividiu as 60 escolas em sete grupos e se reuniu com os seus diretores e pedagogos.

“O objetivo foi analisar e discutir a elaboração das questões apresentadas, o desempenho esperado e de que forma podemos trabalhar para melhorar em determinada Área do Conhecimento e seus conteúdos”, disse a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Otília Scherner Possebon.

Segundo a diretora, os trabalhos entre a coordenação pedagógica por Área do Conhecimento e os diretores e pedagogos das escolas tem sido muito positivos. “Foi um momento de ganho para a Educação no município que proporcionou troca de conhecimentos e crescimento”.

Prova do Município

A Prova do Município foi criada em 2013 e representa uma importante ferramenta de diagnóstico da qualidade de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano.

A Secretaria de Educação já trabalhou com Provas Municipais no período de 1997 a 2000, e tem também como referencial a Prova Brasil, que fornece parâmetros para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e é realizado em âmbito nacional a cada dois anos.

Os resultados da Prova do Município trazem parâmetros para o planejamento das capacitações, garantindo investimento na qualificação dos profissionais, o que resulta na melhoria da educação e na qualidade da aprendizagem.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais