Estacionamento prioritário: Prefeitura implanta 45 vagas em 2013
03-12-2013 19:44

Para garantir as vagas de estacionamento prioritário para deficientes físicos, a Prefeitura, através das Secretarias de Transporte e Trânsito e de Urbanismo, tem implantado vagas destinadas exclusivamente à veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

De acordo com o decreto nº 5.296, de dezembro de 2004, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cada município brasileiro deve destinar 2% (dois por cento) do total de vagas de estacionamento para veículos que transportem portadores de deficiência física ou visual.

Neste ano, a Prefeitura implantou 45 vagas preferenciais, espalhadas por São José dos Pinhais. Para a pedagoga Rita Camargo, 45, deficiente física congênita, essas ações trazem um reconhecimento ao cidadão. “É bom ver que a administração pública se importa conosco, deficientes físicos. Há alguns anos não era assim. Os deficientes tinham poucos locais com boa acessibilidade. Hoje, embora ainda existam dificuldades, melhorou muito”.

Ainda neste ano, a Prefeitura irá implantar mais três placas de estacionamento prioritário na região central do município.

Cartão de estacionamento

O deficiente físico deve ter posse, sempre que estacionar, do cartão de estacionamento que garante o direito de usar as vagas prioritárias. “No início deste ano, eu e meu marido [também deficiente físico] fizemos o cartão de estacionamento. Ajudou muito na hora de achar uma vaga, até mesmo na hora de descer a cadeira de rodas do carro”, conta Rita.

A credencial é feita para a pessoa, e não para o automóvel. Sendo assim, o cartão pode ser usado pelo portador de necessidades especiais no veículo que o mesmo utilizar, até em táxis. O cidadão deve lembrar de deixar a credencial sempre visível, em cima do painel do carro, caso contrário, será autuado.

Serviço

Os munícipes, deficiente físicos ou com mais de 60 anos, interessados em se cadastrar e adquirir o cartão de estacionamento, devem comparecer à sede do DEMUTRAN, localizada na esquina da Rua Veríssimo Marques com a Rua Claudino dos Santos, n° 700. Para realizar o cadastro é necessário ser morador do município e ter em mãos:
•Comprovante de residência;
•Carteira de identidade (RG);
•Declaração ou laudo médico (com a deficiência da pessoa).

O cartão de estacionamento prioritário é válido em todo o território nacional e o credenciamento deve ser renovado a cada dois anos. Para mais informações, entre em contato com o DEMUTRAN através dos telefones 3381-6939, 3381-6337 ou 3381-6334.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais