Exposição Coletiva de Artes Plásticas reúne obras de 23 artistas locais e da RMC
03-06-2015 10:17

Todos os anos acontece a Exposição de Artes Plásticas de São José dos Pinhais e, neste ano, com tema livre, que reúne obras de paisagismo, abstratas, natureza morta, entre outras, 23 artistas vão expor suas obras no Museu Atílio Rocco, em uma sala que foi cedida exclusivamente para essa coletiva. A abertura será realizada no dia 11 de junho, e as obras ficarão em exposição até dia 15 de agosto.

Essa coletiva é uma oportunidade para artistas locais e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) mostrarem seus trabalhos, buscando a melhor forma de colocar em evidência a valorização do trabalho desses artistas. “Nós não temos galeria de arte, mas o Museu Atílio Rocco abriu as portas para receber essa exposição que, com certeza, vai agregar também conhecimento para a comunidade, além de oportunizar o acesso a cultura produzida aqui”, explica a diretora do Museu, Elza Delage.

Prestes a completar 76 anos, Arlene Senegaglia desenha desde os 12 anos e é umas das artistas que vai expor sua obra. Artista plástica há 50 anos, ela acredita que, no Brasil, o artista não é valorizado. “Já participei de mais de 170 exposições, inclusive fora do Brasil, como no Canadá, na França, na Itália e, aqui, os artistas não tem espaço”, afirma ela, que completa falando sobre o incentivo promovido em São José dos Pinhais. “Não existia nenhuma para o artista, e essa exposição promovida pela Prefeitura há alguns anos começou devagar, mas esta atingindo um ponto alto, levando as pessoas a se interessar pela arte”, explica.

Autodidata, Everson Furman pinta quadros há mais de 30 anos. “Desde pequeno sempre gostei de desenhar os meus colegas de sala. Era uma maneira de me expressar”, explica ele, que, junto com o primo Giovane Furman, pintou a maior Mona Lisa do mundo, no Paraguai. Para ele, a exposição também é um incentivo e uma valorização para o seu trabalho. “O artista tem que ser reconhecido na sua cidade e a maioria dos artistas brasileiros tem que viajar para outro país, fazer sucesso fora e depois voltar. Essa exposição é também um incentivo para as gerações mais novas”, afirma.

Sobre a maior Mona Lisa do mundo, referência para centenas de milhares de pessoas que visitam o Paraguai, ele conta que “é incalculável o sentimento de orgulho pelo trabalho realizado, afinal, se tornou um cartão postal e referência mundial”, conta.

Exposição Coletiva de Artes Plásticas

Quando? De 11 de junho à 15 de agosto de 2015

Onde? Museu Atílio Rocco – Rua XV de Novembro, nº 1660, Centro

Quanto? A visitação é gratuita

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.