Fanfarra nas Escolas ensina musicalização
26-06-2014 18:22

Liras, repiques, bumbos, surdos, pratos e pandeiros dão um novo tom às aulas das escolas municipais de São José dos Pinhais. É a música ensinada de forma diferenciada, através das Fanfarras.

Durante 2 meses a Secretaria Municipal de Educação realizou a capacitação de professores, funcionários e comunidade para que ficassem prontos para atuar como instrutores do Programa Fanfarra nas Escolas.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas na Usina da Música e abrangiram desde fundamentos musicais até orientação de marcialidade (marcha), noções de voz de comando e formação de fanfarra.

Atualmente são onze voluntários capacitados ensinando os primeiros acordes para as fanfarras das escolas Antonio Franco, Antonio Rios, Martim Afonso, Ezaltina Meiga, Elvira Pilotto, Olavo Bilac, Eugênia Talamini, Rosi Marchesini, Ananias Mauad, Narciso Mendes e Luiz Singer.

“O processo de construção do conhecimento musical é muito importante, pois desperta e desenvolve o gosto pela música. Contribui para a coordenação motora, memorização, socialização, senso de coletividade, expressividade e percepção espacial”, disse a secretária de Educação, Neide Setim.

Além do Programa de Fanfarra, a musicalização é trabalhada em sala de aula na disciplina de artes, envolvendo percepção auditiva com jogos musicais, atividades práticas com elementos sonoros (instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais recicláveis), exploração do ritmo usando sílabas, números e elementos da alfabetização e apreciação musical.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.