Feira de Páscoa no calçadão da Rua XV permanece até quinta-feira (2)
31-03-2015 20:57

Durante esta a semana a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, promove no Calçadão da Rua XV (entre as ruas Tenente Djalma Dutra e Marechal Deodoro) a Feira de Páscoa. O evento teve início na segunda-feira (30) e se estende até quinta-feira (2) com a venda de produtos artesanais, muitos deles com temas de páscoa. A Feira acontece em São José dos Pinhais desde 2010 e este ano está na sua 5ª edição. Os feirantes são integrantes do programa Economia Solidária, que capacita e oferece estrutura para a exposição dos produtos à população.

“O programa Economia Solidária é um movimento em todo o país. Aqui em São José dos Pinhais o nosso foco é desenvolver com os artesãos local um trabalho de geração de renda. Ele é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e conta, atualmente, com mais de 100 artesões. Os integrantes trabalham em grupo e recebem a capacitação da Prefeitura para aprenderem a qualificar o seu negócio, como na realização do fluxo de caixa e na melhor forma de expor o produto ao cliente. É importante a comunidade saber que todos os produtos exclusivamente produzidos por artesãos são-joseenses e o resultado da venda reverte em geração de renda para as famílias do município”, disse Cássia Ramos, diretora de Qualificação e Fomento da Secretaria de Trabalho do Município.

A artesã Tatiana Gaboardi Peretti é uma das feirantes do evento e destaca a importância, tanto da Feira quanto do programa Economia Solidária, para adaptar o trabalho ao compromisso de cuidar dos filhos. “Eu trabalho com a personalização de camisetas, bótons e canecas. A Economia Solidária me deu oportunidade de trabalho. O resultado de nosso trabalho é revertido em renda. Para a gente que tem filhos, é uma forma de trabalhar em casa e ajudar no orçamento da família”, frisa.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais