Feiras Livres passam a ser regulamentadas e começam a funcionar em novos pontos
12-03-2014 20:20

Passear na feira já é uma tradição em alguns bairros de São José dos Pinhais. E mesmo com a constante oferta de produtos pelos supermercados, muitos são-joseenses ainda preferem comprar frutas, verduras e legumes da maneira antiga, pechinchando com os comerciantes.

Em nosso município o comércio nas Feiras Livres, estimulado pela Prefeitura Municipal, acontece aproximadamente há 25 anos, em cinco pontos diferentes da cidade: Praça do Verbo Divino, conjunto Júpiter no Afonso Pena, Pedro Moro, Jardim Cruzeiro e São Marcos.

Com o aumento do número de pessoas que buscam as Feiras Livres como forma de acesso a alimentos frescos e de qualidade, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento anunciou neste mês duas novas medidas.

Entra em funcionamento a Regulamentação das Feiras de Abastecimento, com o objetivo de garantir a qualidade aos consumidores que utilizam esse varejo e no final do mês de março novos pontos de comércio entrarão em funcionamento na cidade.

Instalação de estruturas padronizadas e previamente autorizadas em determinados locais e normas claras com relação aos produtos de consumo para alimentação (que deverão estar dentro dos padrões exigidos pela legislação e atendendo as normas das boas práticas de higiene, armazenamento e conservação) são algumas das normas presentes na nova regulamentação.

Além disso, a nova lei prevê ainda a obrigatoriedade de o feirante trabalhar nas feiras com os materiais e produtos para os quais esteja licenciado, mantendo equipamentos em perfeito estado de funcionamento e realizando a limpeza de sua demarcação após o horário de funcionamento.

Hoje 28 feirantes participam semanalmente da Feira Livres. No final do mês, esta prevista a implantação de mais 04 novos pontos na cidade, que darão oportunidade para que, no mínimo, mais 20 novos feirantes possam oferecer seus produtos para a população.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais