Festa da Colheita reúne mais de 10 mil pessoas na Colônia Murici
11-04-2011 12:54

A 25ª Festa da Colheita movimentou a Colônia Murici, em São José dos Pinhais, neste domingo (10). Durante o dia, mais de dez mil pessoas prestigiaram o evento, que reuniu moradores de São José dos Pinhais, Curitiba, Região Metropolitana e outras cidades.

A tradicional festividade organizada com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais teve início pela manhã, com a Santa Missa. Logo em seguida, o desfile de cavaleiros, carroças, carros temáticos, tratores e caminhões das comunidades da região chamou a atenção dos presentes.

Com objetivo de agradecer a boa safra do ano, a Festa da Colheita resgata também os aspectos culturais dos poloneses – um dos povos que colonizaram a região. Durante o evento, pratos tradicionais da Polônia, como o pierogi, foram servidos, além das apresentações de grupos folclóricos como Wawel e Cuore D’Itália.

O vice-prefeito Jairo Melo esteve presente no evento. Durante a abertura oficial, aproveitou para agradecer a presença de todos e também elogiar a região. “Pode existir alguma região tão bonita quanto a Colônia Murici, mas mais bonita que aqui não tem. Por isso temos que valorizá-la e cuidar muito bem dela”, disse.

A Festa da Colônia ficou sete anos sem acontecer e foi retomada em 2009, na administração do prefeito Ivan Rodrigues. “A Prefeitura agradece a todos os envolvidos na organização da festa e também aos participantes. Temos orgulho de ter retomado a Festa da Colheita na administração do Ivan”, complementou Jairo Melo.

Com bingo, show de prêmios e roleta, a festa teve ainda a apresentação da dupla sertaneja Eddy e Gil. “A Festa da Colheita foi um sucesso novamente. O movimento superou as nossas expectativas e só temos a agradecer. Não apenas os participantes, mas também a Prefeitura de São José dos Pinhais e a segurança feita pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal”, ressaltou Edilson Catapan, um dos organizadores da festa.

Para o cavaleiro Osvaldo Mendes, que desfilou durante a festa, o evento é uma ótima oportunidade para o povo local mostrar suas tradições. “Felizmente, após alguns anos sem a realização, a Festa da Colheita foi retomada. Torcemos para que ela continue no calendário de festas de São José dos Pinhais”.

Dona Maria do Rocio mora em Curitiba, mas participa do evento desde 1995. “Uma amiga minha de infância, que mora na Colônia Murici, me trouxe a primeira vez para conhecer a festa. Adorei e nunca mais deixei de prestigiar a Festa da Colheita. Além das atrações que são muito bonitas, a região tem um ambiente agradável, que cativa quem vem de fora”, finalizou.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais