Formação de Braille promove inclusão em São José dos Pinhais
21-06-2016 18:04

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Educação Especial, vem auxiliando os profissionais da Educação na sua formação e qualificação no atendimento de pessoas com deficiência visual. Uma das iniciativas foi o curso de leitura e escrita em Braille, realizado no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAE) Anne Sullivan nos meses de abril, maio e junho deste ano, que contou com a participação de professores, pedagogos e diretores, inclusive de outros municípios.

“No Município, o Centro de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan realiza atendimento com o código universal de leitura tátil e de escrita Braille, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Nele são oferecidas aulas a esse público, assim como aos seus familiares e profissionais, objetivando melhorar a comunicação, convivência e integração”, afirma Mara Regina Vodonis Avosani, diretora do Departamento de Educação Especial do Município.

De acordo com a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan, Andreia Marcia Licéski, o curso de Braille visa melhorar a compreensão do processo comunicativo de leitura e escrita com os portadores de deficiência visual. “O curso de Braille para a comunidade possibilita a participação de profissionais de educação, que trabalham ou venham a trabalhar com portadores de deficiência visual em sala de aula, e também dos familiares dos cegos”, disse Andreia.

Criado em 1989, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado atende pessoas com deficiência visual como cegueira, baixa visão e demais doenças oculares que sejam passíveis de estimulação em qualquer faixa etária. Para isso é preciso que o munícipe seja encaminhado com laudo oftalmológico ou neurológico. O atendimento visa o desenvolvimento global e da percepção visual do indivíduo. A maior parte da demanda é de alunos das escolas municipais, estaduais e privadas do Município.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.