Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Itália comemora 15 anos
02-06-2015 09:43

No último sábado (30), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realizou evento de comemoração pelos 15 anos do Grupo Folclórico Cuore D’Itália. A solenidade aconteceu no salão da capela da Colônia Mergulhão.

Centenas de pessoas estiveram presentes, entre elas o prefeito Luiz Carlos Setim, a primeira-dama e secretária da Educação, Neide Setim, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli e equipe, os diretores da Prefeitura Eduardo Azevedo e André Gabardo, o vereador Tico Setenarsky, integrantes do Cuore D’Itália e também a presidente da Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (Acavim), Bernadete Scrobote e demais membros da instituição, além de diversos outros convidados.

O prefeito Setim agradeceu por todo o trabalho feito pela equipe do Grupo Folclórico Cuore D’Itália. “O que queremos é aproveitar o evento, escutar música italiana e prestigiar o nosso grupo folclórico. Mas como prefeito não poderia deixar de agradecer o trabalho de vocês, tudo aquilo que fazem pela Colônia Mergulhão e especialmente por São José dos Pinhais”, disse.

Fundado nos anos 2000, um ano após o lançamento do projeto Caminho do Vinho, o grupo folclórico Cuore D’Itália merece destaque pela difusão da cultura e da importância social que desenvolve em suas atividades. Histórias, lições de vida, valores, respeito, solidariedade, senso de coletividade e responsabilidade são alguns dos ensinamentos que o grupo proporciona a seus componentes.

O vereador, Tico Setenarsky, além de agradecer aos presentes, afirmou que o Caminho do Vinho é um orgulho para São José dos Pinhais. “É um orgulho para nós todos fazermos parte disso e termos o Caminho do Vinho em nossa Cidade”, declarou o vereador.

Grupo Cuore D’Itália
Nos idos de 1999, com o lançamento do então projeto Caminho do Vinho, que visava resgatar a cultura italiana local e fomentar o desenvolvimento rural sustentável na região, surgiu a necessidade paralela de se criar atrativos com os traços típicos da cultura italiana. E assim, nascia, no ano de 2000, o Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Itália.

De início, formado essencialmente pelos filhos dos descendentes de italianos da região, foi alavancado pelo grande esforço das famílias do local, entusiastas do grupo, que colaboraram muito para a sua consolidação. Desde a confecção dos trajes, por Irene Rocha e equipe, até a concessão de espaço para sede e ensaios do grupo, por Arvito e Rosa Pissaia.

Organizado em sua constituição formal, desde sua fundação e ao longo de sua existência, o Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Itália possui duas categorias de dançarinos: infantil e adulto, cada qual com suas coreografias e trajes apropriados.

Tudo isto foi possível, graças à dedicação e doação de cada uma das pessoas que, com seu trabalho, carinho e apoio, construíram, lado a lado, esta história e, sem que se apercebessem, criaram laços tão indissociáveis que é intitulado de Família Cuore D’Itália.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.