Guarda Mirim comemora 36º aniversário
21-06-2018 13:52

Nesta última quarta-feira (20) foi realizada a cerimônia em comemoração ao aniversário da Guarda Mirim de São José dos Pinhais, que no dia 19 de maio deste ano, completou 36 anos. A Guarda Mirim realiza formação técnica e cívica de adolescentes de 14 a 16 anos, com o objetivo de incentivar os jovens a entrarem no mercado de trabalho. A cerimônia ocorreu na Sede da Guarda Mirim localizada no bairro São Domingos.



O evento contou com a presença de 68 alunos da turma de 2015, do total de 128 alunos que participam da Guarda nas quartas-feiras nos períodos matutinos e vespertinos. De acordo com a coordenadora da Guarda Municipal, Rogéria Cristina da Silva, atualmente a Guarda Mirim conta com 195 alunos inseridos no mercado de trabalho e 142 em processo de pré-aprendizagem, com aulas comportamentais para entrevistas de emprego, aulas de informática e formação cívica, totalizando mais de 300 alunos. “É um orgulho muito grande ver esses jovens bem posicionados. Eles estão aprendendo, crescendo, desenvolvendo e dando os primeiros passos na área profissional”, enfatizou.



A cerimônia contou com a apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, execução do Hino Nacional, uma formação da Guarda com comemorações e parabéns com bolo de aniversário. Além disso, alunos discursaram sobre suas experiências no Programa e uma homenagem para o aluno Ruan, medalhista em Jiu Jitsu.



O Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon esteve presente e discursou sobre a importância da Guarda Mirim para o município. “A Guarda Mirim é um patrimônio não só da administração pública, mas também de toda São José dos Pinhais. É um programa que oportuniza o jovem, em que temos a possibilidade de ajudar na formação e auxiliar no primeiro emprego”, contou o prefeito. Para Gabriel Ferreira, de 17 anos, aluno da Guarda Mirim, o programa auxiliou na entrada ao mercado de trabalho. “Foi um ano e quatro meses de trabalho, e foi uma experiência muito boa que tive em relação a área administrativa, então acredito que no o próximo emprego, eu já vou ter uma base do que eu faço”, relatou.



Para a secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, a Guarda Mirim é relevante para a qualificação profissional e para a formação desses jovens. “Nós formamos cidadãos, trabalhamos com o sistema paramilitar, em que eles aprendem a ter uma postura profissional e eles levam isso para a vida”. Além disso, o 3º comandante do corpo de alunos, sargento Munhoz, se pronunciou agradecendo aos alunos da Guarda Mirim. 



Estiveram presentes o Prefeito Toninho Fenelon, a secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, coordenadora da Guarda Mirim, Rogéria Cristina da Silva, presidente da Associação de Proteção à Maternidade e Infância e a Família, Maria Elenir de Oliveira, diretora da  Universidade Livre Para a Eficiência Humana (UNILEHU), Yvy Karla Abbade, secretário de Cultura, Imar Augusto, vereador Silvio Santos, professores, funcionários da Guarda Mirim, maestro da Banda Marcial, João Carlos, representantes do vereador Tadeu Camargo, diretora geral da SEMAS, Daiana Mariano Silveira, diretores Carlos Matos, Sirlene Corrêa Macedo Prim, Simoni Bausells Piragine, diretor do Colégio Estadual São Cristóvão, professor Jaques, e o pedagogo Maicon, representantes do Sesc Senai e demais servidores públicos. Esteve presente também Lucimar Padilha, aluno da primeira turma da Guarda Mirim, de 1992, hoje sargento da Polícia Militar, que se pronunciou sobre a importância da Guarda para a cidade.



Guarda Mirim



O Programa Guarda Mirim é desenvolvido em São José dos Pinhais há mais de 20 anos. O objetivo é promover a formação integral de adolescentes, de 14 a 16 anos, incentivando assim o desenvolvimento social, pessoal e profissional em regime paramilitar desses cidadãos.



Os jovens começam o Programa com o chamado pré-aprendizagem, um curso de 80 horas/aula. Em seguida, depois de inseridos no mercado de trabalho, os adolescentes iniciam efetivamente a formação do curso de qualificação profissional, que inclui disciplinas como matemática e português, além de iniciação administrativa, informática, comunicação, entre outros.



Para este ano, de acordo com a coordenadora da Guarda, Rogéria Cristina, ainda não há previsão de datas para novas inscrições.



A sede da Guarda Mirim está localizada na Rua Goiás, 236, Bairro São Domingos – São José dos Pinhais/ PR.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais