Guarda Municipal de São José dos Pinhais ganha sede para formação e aperfeiçoamento
03-07-2012 13:23

Os novos Guardas Municipais que forem aprovados por concurso público em São José dos Pinhais contarão com um novo local para a sua formação e qualificação a partir dessa segunda-feira (02). A cidade recebeu, através da Secretaria Municipal de Segurança, um Centro de Ensino da Guarda Municipal, que acolherá todas as novas turmas de guardas municipais em formação para assumirem seus postos.

O novo local de formação foi inaugurado juntamente com o início do 3º Curso de Formação Técnico Profissional da Guarda Municipal. O Centro de Ensino fica dentro das dependências do Bosque da Usina, local que foi recentemente revitalizado com reformas e melhora da iluminação. "O Bosque da Usina estava abandonado e estava se tornando local de uso de drogas", lembra o secretário municipal de Comunicação, Luiz Carlos da Rocha. As instalações contam com uma sala com capacidade para 50 alunos, sala de recepção para professores, área de convivência e banheiros, além de possuir equipamentos multimídia.

O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, destacou no evento o trabalho da gestão atual pelas condições dignas de trabalho para o aperfeiçoamento da Guarda Municipal. “Este centro de ensino é prova de nosso avanço, que nos auxiliará na capacitação dos Guardas Municipais para desempenhem melhor o seu trabalho. E a formação recebida aqui está em plena sintonia com a política nacional de segurança pública”, completou.

Durante a aula inaugural do curso, o diretor da Guarda Municipal Coronel Altair Mariot, lembrou a condição diferenciada do trabalho dos GMs. “A Guarda Municipal terá ampla participação em projetos sociais e trabalhará como Guarda Comunitária, inspirando confiança e amizade na comunidade”, explicou. A programação curricular do curso segue orientações do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que visam fortalecer a cidadania pela educação e proteção da paz.

O Curso de Formação também será responsável pela formação de guardas municipais de Curitiba. A inspetora e gerente de instrução da Guarda Municipal de Curitiba, Cleusa Pereira, elogia a formação dada pela Prefeitura de São José dos Pinhais. “Nós trabalhamos de maneira intensa a formação da nossa Guarda, e buscamos São José dos Pinhais para mantermos o mesmo nível de qualidade”, frisou.

*Fotos: Sergio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais