Habitação assina Ordem de Serviço para trecho 3 do Rio Ressaca
19-06-2015 12:31

Na tarde de quinta-feira (18), na Secretaria de Habitação de São José dos Pinhais, foi assinado a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos técnicos e socioambientais referente ao trecho 3 do projeto Parque Linear do Rio Ressaca.

Ao todo o trabalho será realizado com 4.844 famílias que permanecerão no entorno da bacia do Rio Ressaca, ou seja, cerca de 17 mil pessoas. A representante da empresa CJK, ganhadora da licitação, comentou da importância destes trabalhos, pois permitirão a ampla conservação do meio ambiente e qualidade de vida a todos os moradores do local.

As ações do trabalho técnico e socioambiental visam à sensibilização na conservação da bacia e entorno que compreende o trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Alameda Bom Pastor no bairro Ouro Fino. “O resultado desse trabalho é o resgate da autoestima dos moradores, bem como a valorização do espaço e a recuperação e preservação do meio ambiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, destacou Cleide Aparecida Scheffer Kitagawa, representante da empresa CJK.

Os trabalhos serão feitos em um prazo de 16 meses, através de visitas domiciliares, encontros e palestras nas associações de moradores e igrejas e comunidade escolar, sendo unidades da rede municipal e estadual instaladas próximas ao trecho do Rio. “Esta fase é uma das mais importantes, principalmente porque nos aproximamos da nascente do Rio Ressaca, cabe à comunidade zelar pelo seu local de moradia, e é essa sensibilização que faremos com aquelas pessoas”, comentou a secretária de Habitação, Rita Meyer, que na ocasião disse da relevância em se trabalhar com as crianças e jovens desse processo, uma vez que eles serão multiplicadores para a sustentabilidade da obra, e a comunidade terá oportunidade de novos espaços públicos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Professor Assis, que ao longo de sua vida pública acompanhou a situação de risco e vulnerabilidade das famílias que viviam as margens do Rio Ressaca, a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos técnicos e socioambientais é uma conquista para a população e para a administração pública. “É muito satisfatório ver aquelas famílias que antes estavam sofrendo com as enchentes, terem hoje uma nova vida e mais dignidade, cabe a cada morador do trecho 3 do Rio Ressaca a responsabilidade em conservar o meio ambiente através da educação ambiental que será trabalhada, assim todos ganham”, afirmou Assis.

Durante a assinatura da Ordem de Serviço, além das equipes das secretarias de Habitação e Meio Ambiente, que compõem junto com a Segurança e demais departamentos, o Grupo Gestor, esteve presente Paulo Ravaglio, da Secretaria de Viação e Obras Públicas, que é gestor do contrato.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais