Hana Matsuri reuniu cerca de 15 mil pessoas
13-04-2015 17:41

No último final de semana (11 e 12) São José dos Pinhais recebeu o Hana Matsuri 2015 no Parque São José onde, segundo a organização, cerca de 15 mil pessoas visitaram o evento em comemoração ao Natal Budista do Paraná.

Pela primeira vez no Município a festividade da comunidade japonesa/buditas, o Hana Matsuri além de comemorar o nascimento do Buda histórico, Sidarta Gautama, é uma forma de difundir e integrar as tradições culturais japonesas. Segundo o Consulado Geral do Japão no Brasil, o Paraná tem a segunda maior comunidade japonesa do país.

A Prefeitura de São José dos Pinhais apoiou a realização do evento através da liberação do local e infraestrutura que contou com palco para apresentações culturais, praça de alimentação e stands onde os parceiros do Hana Matsuri trouxeram ao público diversos produtos de artesanato, vestuário, cosplays – que são pessoas que se fantasiam de personagens diversos -, importados e alimentícios.

Os visitantes puderam ainda participar de uma cerimônia que consiste em banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce, pois segundo a cresça budista, aqueles que fazem essa ação, mentalizando coisas boas, terão seus desejos realizados.

Segundo Claudia Hamasaki, uma das organizadoras do evento, este ano houve uma renovação de público que chegou a quase 70%, o que é um número muito significativo e importante. “Estamos muito felizes e agradecidos com a adesão do público e sucesso do Hana Matsuri em São José dos Pinhais, pudemos observar que quase 70% dos visitantes eram de novos frequentadores”, comentou Claudia.

Na abertura oficial das festividades o prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, agradeceu a participação de todos e a escolha pelo Município para sediar as festividades, uma vez que este ano se comemora os 120 anos de relações comerciais e amizade entre Brasil e Japão e os 100 anos da imigração japonesa no Paraná. “É uma honra e alegria receber o Hana Matsuri em nossa Cidade, e para nós da administração pública é uma forma singela de homenagear a comunidade japonesa que tanto ajudaram no crescimento do país”, declarou Toninho.

No domingo (12) o Hana Matsuri contou com a participação dos bonecos e equipe do Museu do Boneco Animado da Secretaria de Cultura. Presente também na cerimônia de abertura o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o cônsul geral do Japão no Paraná, Toshio Ikeda, que agradeceu a acolhida do evento, o cônsul japonês da Cultura do Japão no Paraná, Takahiro Iwato, representantes da Associação Tomodachi – Centro cultural Japonês e da Comunidade Budista do Paraná.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.