Hanseníase tem cura! Prefeitura de São José dos Pinhais oferece tratamento gratuito
31-01-2019 19:56

Você sabia que hanseníase, uma doença popularmente conhecida como lepra, tem cura? Em São José dos Pinhais, o tratamento é oferecido gratuitamente no Nutes — Núcleo de Testagem e Aconselhamento em Saúde. A hanseníase é  uma doença infecciosa, contagiosa, e que afeta os nervos e a pele. Fique atento; sensação de formigamento, manchas brancas ou avermelhadas, ou caroços e placas em qualquer local do corpo podem ser sintomas da doença.



Caso algum dos sintomas seja notado, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Quanto  mais cedo a doença for identificada, mais rápido e eficaz é o tratamento. “O paciente é identificado em qualquer serviço de saúde do Município. Se o médico desconfiar, faz o teste de sensibilidade e o encaminha para o NUTES”, explica Ivete Martins Villar, enfermeira e responsável técnica do NUTES.



No NUTES é oferecido um exame específico para identificação da doença; chamado coleta de linfa, um liquido é colhido do lóbulo da orelha. Caso o resultado seja positivo, imediatamente é começado o tratamento. “O tratamento da hanseníase é feito via oral; por comprimidos, e tem duração de um ano. E o paciente continua sendo acompanhado pela equipe do NUTES durante esse tempo”, afirma Ivete.



HANSENÍASE —



É causada por uma bactéria (bacilos) chamada Mycobacterium leprae. Antigamente, os portadores dessa doença sofriam discriminação e isolamento por conta das deformidades no corpo. A transmissão da hanseníase acontece por conta de pacientes sem tratamento, que eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, como secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro, etc.



Por outro lado, os pacientes que estão em tratamento regular ou que receberam alta não são mais transmissores da doença. Segundo Ivete, vale destacar que a maioria das pessoas que entra em contato com um bacilo não desenvolve a doença. “Apenas um percentual de 5% da população adoece”, explica a enfermeira.



Fatores ligados a genética humana são responsáveis pela resistência à doença ou a suscetibilidade. “No Nutes, fazemos uma entrevista, porque se há casos na família é mais fácil da pessoa desenvolver a doença. O período de incubação da doença é longo, podendo variar de três a cinco anos”, esclarece Ivete.



SINTOMAS DA DOENÇA —



São vários os sintomas da hanseníase. Fique atento aos principais:



Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

Caroços e placas em qualquer local do corpo;

E diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).



JANEIRO ROXO —



Há dez anos, foi instituída a Lei nº 12.135/2009, que definiu o último domingo de janeiro como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Levando em consideração a data, todos os anos é  feita uma campanha nacional (Janeiro Roxo) para chamar a atenção de autoridades e da sociedade  para questões de prevenção e tratamento da doença.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais