Inaugurado novo CEMAE na Borda do Campo
29-06-2016 13:45

Tendo como missão promover uma educação de qualidade por meio de equipamentos públicos modernos, e aproximando a família da escola, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na última segunda-feira (27), no bairro Borda do Campo, a nova sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE) Madre Tereza de Calcutá. Ele passa a atender, no contraturno, cerca de 150 crianças. Os alunos assistidos estão matriculados nas escolas municipais Professora Angelina Luciano de Macedo, Antônio Franco da Rocha, Prefeito Francisco Ferreira Claudino, Professora Maria Leni Haluch de Bastos, Professora Terezinha Toczek e Professora Maria DeRocco Persegona.

Para a secretária municipal de Educação, Neide Maria Ferraz Setim, a inauguração do novo espaço representa uma extensão do serviço para a região da Borda do Campo, com o objetivo de promover uma educação de qualidade e de inclusão.

“As melhorias nos equipamentos escolares está em sintonia com um dos eixos da nossa missão, que é de promover uma educação de qualidade por meio de equipamentos públicos modernos. É com esse intuito que temos o serviço de atendimento educacional especializado no nosso Município com o CEMAE Hellen Keller, no Centro; o CEMAE Paulo Freire, que atende as regiões do Grande Afonso Pena e Guatupê; o CEMAE Rubem Alves, no bairro São Marcos e, agora, o CEMAE Madre Tereza de Calcutá, no Borda do Campo”, fala Neide.

Delmara Karam Nymberg, diretora do CEMAE Madre Tereza de Calcutá, destaca a importância do Poder Público na efetivação da educação inclusiva e da criança para o futuro da sociedade. “A educação inclusiva é uma questão de atitude do Poder Público, e isso inclui a escola e a família. As crianças são nosso maior patrimônio. No caso daquelas com necessidades especiais, precisa-se de uma atenção maior para garantir a sua qualidade de vida. Esse CEMAE garante às famílias condições de que seus filhos sejam bem atendidos”, afirma Delmara.

Segundo Mara Regina Vodonis Avosani, diretora do Departamento de Educação Especial do Município, o trabalho realizado pelo CEMAE tem como público alvo a criança com dificuldade de aprendizagem. “A escola identifica a criança com dificuldade de aprendizagem. Após o envio de uma filha de encaminhamento, feito pela escola ao CEMAE, designa-se ou não para um dos serviços que o CEMAE presta. O objetivo desse trabalho é garantir o direito da criança de aprender”, frisa Mara.

A nova sede do CEMAE Madre Tereza de Calcutá passa atender na Rua Monges Beneditinos, nº186, no bairro Borda do Campo.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais