Inscrições para o Curso de Libras começam dia 2 de maio
03-05-2017 11:42

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Educação Especial – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue para Surdos Dom Pedro II, realiza de 2 a 12 de maio as inscrições para o Curso Básico de Libras.

Estão sendo ofertadas 20 vagas pela manhã, com aulas semanais sempre às segundas-feiras; 20 vagas a tarde, com aulas semanais sempre às sextas-feiras; ambas realizadas nas dependências do CAE Dom Pedro II. Também haverá uma turma noturna, com 50 vagas disponíveis, com aulas semanais sempre às terças-feiras, no Plenarinho da Câmara Municipal.

Os interessados em realizar o curso deverão comparecer no Centro Municipal de Atendimento Dom Pedro II, localizado na Rua União da Vitória, nº 80, Silveira da Motta – bairro São Domingos, entre os dias 2 e 12 de maio, nos horários das 8 às 11h e 13h às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 50. Mais informações: (41) 3398-3029.

Libras

O Curso de Libras tem como objetivo apresentar e ensinar a cultura dos surdos e o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, oportunizando a interação e a comunicação das pessoas ouvintes com as surdas, proporcionando maior interação social.

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, e é uma forma de linguagem natural. Como língua, tem estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc. O que a diferencia das demais línguas usadas é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais