Instituições recebem veículos novos doados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
11-06-2015 14:50

A manhã desta quarta-feira (10) foi especial para quatro instituições de São José dos Pinhais que realizam trabalhos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. No pátio da Prefeitura Municipal elas receberam a doação de quatro veículos novos para serem utilizados em seus serviços diários. A doação destes carros foi concretizada graças ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCDA).

Os veículos comprados através do FMCDA, fundo gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tiveram um custo superior a R$ 370 mil e foram entregues ao Lar Mãe Maria, ao Centro de Amparo ao Menor – Nossa Senhora do Monte Claro, a Associação para a Vida sem Drogas e a Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos – Desafio Jovem Vidas Para Cristo.

Repassando as chaves aos representantes de cada instituição, o prefeito Luiz Carlos Setim, ressaltou que o executivo municipal está sempre disposto a ajudar entidades que desenvolvam trabalhamos comunitários. “Que estes veículos possam proporcionar mais conforto a estas instituições, no atendimento que elas fazem com a comunidade. Como representantes do poder público nós precisamos tornar mais prático e um pouco mais fácil o trabalho destas entidades que tanto contribuem com o meio social” afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, explicou como funciona este convênio. “Os recursos originários para a compra destes veículos e os repasses para as instituições, vem de doações de pessoas físicas e jurídicas, que são na maioria das vezes pessoas normais e comerciantes. Por isso nós lembramos que o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) está apto a receber doações durante o ano todo e não só em algumas ocasiões específicas, como na época da declaração do imposto de renda por exemplo” disse.

Ele também destacou a transparência na tomada de decisões para a utilização do Fundo. “Estas doações que recebemos vão para uma conta específica do Fundo e este dinheiro só pode ser utilizado para a execução de projetos apresentados por instituições devidamente credenciadas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e em dia com as suas obrigações legais. Quando uma instituição apresenta um projeto, primeiro ele é avaliado e votado pelos integrantes do Conselho, para só então chegar à fase de liberação de recurso, fazendo isso, além de estarmos cumprindo o que determina a legislação, nós estamos garantindo que o dinheiro doado pelo cidadão são-joseense está sendo bem investindo, em prol das nossas crianças e dos nossos adolescentes” afirmou Imar.

A irmã Narcisa, representante do Lar Mãe Maria, uma das entidades beneficiadas com estas doações, explicou como a van entregue para a instituição está sendo empregada. “Nós estamos utilizando este veículo principalmente no transporte das Crianças e dos Adolescentes que precisam de um atendimento médico, ou precisam ser encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e levados até a Policlínica. Também o utilizamos para outros deslocamentos, do Lar até o Centro da cidade. Para as crianças é uma festa, elas estão muito felizes com o carro novo e isso ajuda até na auto estima delas, que agora podem se deslocar de maneira mais confortável e com mais segurança”.

No ano que passou, entre as ações que envolveram a utilização de recursos do FMDCA, ganha destaque a aquisição também de três vans, destinadas a auxiliar o transporte e o trabalho com os mais de 300 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José dos Pinhais.

Quem doa para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente está ajudando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para doar você pode escolher a doação direta ao Fundo fazendo o depósito em Conta (sem um valor mínimo exigido) em qualquer época do ano, ou optar pela aplicação de uma parte do imposto de renda devido, o que garante que o seu dinheiro será utilizado em projetos e programas de atendimento à criança e ao adolescente no Município.

Empresas podem destinar 1% e pessoas físicas 6% do valor do Imposto de Renda devido. As destinações destes percentuais são de valores que podem ser deduzidos do IR que será pago no exercício seguinte.

Também estavam presentes na entrega dos veículos a secretária municipal de Educação, Neide Setim e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Monique da Costa Martins.

Serviço
Para doar ao FMDCA você pode fazer um depósito direto ao Fundo, sem valor mínimo ou data específica, através da conta:

Banco do Brasil – 001

Agência: 0982-2

Conta: 72306-1

CNPJ : 17.838.203/0001-54 – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ou a doação também pode ser feita via boleto bancário, que pode ser impresso pelo link (BOLETO FMDCA). Para mais informações acesse a página do FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ou entre em contato através do telefone (41) 3381-5978.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais