Investimento da Renault em SJP será um dos maiores dos últimos anos no PR
04-10-2011 11:28

A Renault ainda não anunciou oficialmente o montante que será investido na ampliação da fábrica em São José dos Pinhais, mas o valor se compara ao da própria implantação de empresa no Paraná, na segunda metade da década de 90.

“Este é um dos maiores investimentos da indústria paranaense nos últimos anos. Os benefícios serão percebidos pela população são-joseense por um longo tempo”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues, que neste sábado (01) foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante o anúncio oficial da ampliação das operações da montadora no Paraná. Além dos empregos diretos, milhares de vagas indiretas serão abertas no município.

O governador Beto Richa adiantou que em 2011 o Paraná já atraiu R$ 7 bilhões em investimentos, e que individualmente a ampliação da Renault é o maior entre eles.

O anúncio da ampliação das operações da Renault reforça a vocação de São José dos Pinhais como cidade atraente ao setor industrial. A cidade comporta cerca de 1.300 indústrias, desde pequenas empresas até multinacionais, que escolheram o município pela infraestrutura, localização estratégica, logística e mão de obra qualificada, entre outros fatores.

Segundo o levantamento mais recente do IBGE/IPARDES, de 2008, o em um ano o PIB do Paraná aumentou 10%, enquanto o índice de São José dos Pinhais no mesmo período cresceu mais de 20%.

O terreno onde está prevista a construção das novas instalações da Renault fica junto à fábrica atual, no bairro Roseira, às margens da BR-277, e foi adquirido pela própria montadora.


Fotos: Sergio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais