Maio Amarelo visa a conscientização da sociedade sobre os acidentes de trânsito
07-05-2015 13:14

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. É este o intuito do Movimento Maio Amarelo. Em São José dos Pinhais a ação coordenada, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, foi planejada e será executada pela Comissão Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, a qual irá realizar neste mês algumas atividades para sensibilização da população em relação a segurança e comportamentos cidadãos referentes a mobilidade urbana.

No dia 13 de maio, durante a manhã e a tarde, na Rua XV de Novembro, será realizado o Dia D da ação em São José dos Pinhais. Três tendas interativas estarão montadas a fim de transmitir a mensagem “No Trânsito Pare, Pense e Mude”. Em cada uma das tendas as pessoas poderão interagir com situações que podem ocorrer no trânsito. Tal ação terá a finalidade de sensibilizar as pessoas a ter atitudes pró ativas no espaço público, para sua própria segurança e segurança dos outros.

O objetivo do Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

O evento será realizado simultaneamente em todo o Brasil através de diversas atividades específicas do tema. Durante todo o mês de maio, a população, funcionários da Prefeitura e de empresas engajadas na campanha poderão ser vistos com um laço em sua roupa, em alusão ao Maio Amarelo, representando a busca conjunta de todos pela redução de mortes no trânsito.

A Comissão Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito é formada por representantes das Secretarias Municipais Trânsito e Transporte, Saúde, Educação, Viação e Obras Públicas, Urbanismo, Segurança, Polícia Rodoviária Federal,Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal do Paraná e Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba e conta com o apoio nas ações de empresas como a Renault, Ecovia, Auto Viação São José, Auto Viação Sanjotur.

As empresas que tiverem interesse em atuar preventivamente nas ações referentes a segurança no trânsito podem entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (41) 3381-6334.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais