Mais de 28 mil pessoas prestigiam 45ª Festa do Morango
11-11-2015 09:55

No último final de semana, mesmo com tempo instável e com chuva, mais de 28 mil pessoas participaram de umas das mais tradicionais festas do Município, a Festa do Morango, na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no Rio Pequeno. Além do prato típico, o morango com nata, o evento contou com diversas atrações, dentre elas os shows do cantor Danilo Dyba, participante do The Voice Brasil, e da dupla sertaneja Álvaro & Daniel. A Festa foi uma promoção da paróquia local e teve o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a RPC TV e a 98 FM.

De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o objetivo principal da Festa foi arrecadar fundos para a construção do salão paroquial. O produto principal, o morango, produzido pelos agricultores da região, teve grande adesão pelos fieis. Destaque também para o público deste ano, superando os 20 mil do ano passando, mostrando a força da Festa como uma das mais tradicionais e de grande representatividade na Cidade.

“A Festa deste ano superou as nossas expectativas. Pelos nossos cálculos, 28 mil pessoas passaram por aqui, prestigiando a festividade em louvor a padroeira Nossa Senhora de Fátima. Foram mais de mil quilos de costela vendidas e 1,6 mil caixas de morango. Em nome do nosso pároco, o padre Adriano Zaranski, a Pastoral da Comunicação agradece a todos os que de alguma forma, ou de outra, prestigiaram nosso evento”, disse Marcos Roberto Svieck Fernandes, coordenador da Pascom.

A Festa contou com a participação de muitas famílias, que em cada ano reforça a devoção à padroeira e que apreciam o prato típico. “Para variar, estava muito boa a Festa. Mesmo com tempo instável, tinha muita gente”, disse o padeiro Gilson Damo. Já a sua esposa, Josiane de Brito, o que mais gostou foi do prato típico. “Nossa família sempre dá um jeito de vir na festa comer o tradicional morango com nata. A gente adora”, afirma.

A costureira Nilza Soares, devota de Nossa Senhora de Fátima, destacou a importância da Festa e das bênçãos de Maria, mãe de Deus. “Esta comunidade é muito abençoada por ter Nossa Senhora de Fátima como sua padroeira. Sempre quando posso venho na festa e agradeço a Maria pelas graças alcançadas”, declara.

A Festa do Morango destaca o potencial de produção dessa fruta em São José dos Pinhais, que é segundo maior produtor de morando do Estado, com 2,6 toneladas/ano. Parte do sucesso deve-se ao trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o fornecimento de mudas aos produtores são-joseenses.

Rainha e princesas da Festa
No sábado (8) foram escolhidas a Rainha e as princesas da Festa do Morango 2015. O título ficou com Gabrielle Valério, da igreja matriz; a primeira princesa foi Gabriela Cardoso (Comunidade S. Francisco de Assis); a segunda princesa – Renata de Souza Pedroso (Comunidade N. Sra. Rocio); a miss simpatia – Mayara Bulka (Comunidade São Cristóvão) e a miss elegância – Hanna Scheller (Comunidade Divino Espírito Santo).

Sobre a igreja
A comunidade Nossa Senhora de Fátima é a mais nova paróquia de São José dos Pinhais, desmembrada da paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu no dia 23 de fevereiro do ano passado pelo Dom Francisco Carlos Bach. Compõe ela, além da igreja matriz, as comunidades de Santa Edwiges, São Francisco, Divino Espírito Santo, Sagrado Coração de Jesus, São Cristovão e Nossa Senhora do Rocio. Ela é hoje a maior paróquia da cidade de São José dos Pinhais, com cerca de 45 mil habitantes. Seu pároco é o padre Adriano Zaranski.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.