Meio Ambiente disponibiliza diversos tipos de coleta
17-11-2014 11:24

Além de gerenciar a coleta de lixo, a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais também efetua outros tipos de coleta de materiais em todo o Município, seja através de calendário fixo ou por solicitação da população. Dentre os serviços diferenciados estão a coleta de entulhos, restos vegetais, restos de construção, materiais recicláveis, e de animais mortos, este sendo dentro dos limites do Município, ou seja, não contempla as estradas estaduais e federais que cortam São José dos Pinhais, pois é competência das concessionárias que as administram.

Para a retirada de materiais diferenciados como madeira, caliças (até 2 m³), restos vegetais, animais mortos, os interessados podem ligar para os telefones (41) 3382-4019 e 3383-3065 para fazer sua solicitação. Outra ferramenta que pode ser utilizada é o Fale Conosco dentro do site da Prefeitura: www.sjp.pr.gov.br

A Secretaria destaca o serviço de coleta de material reciclável que é realizado em toda a área urbana e rural do município e conta com o apoio da Central de Triagem que separa e qualifica mais de 160 toneladas por mês entre papel, plástico, metal e vidro, pouco mais de cinco toneladas por dia de produtos que podem ser reutilizados através da reciclagem.

No intuito de otimizar a logística de coleta tanto de rejeito orgânico quanto reciclável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dividiu a cidade em 14 setores para contemplar de forma eficiente todas os bairros, também com divisão de horários. “Incentivamos a separação do lixo, e pedimos a colaboração das pessoas com um ato simples, colocar lixo orgânico em sacos de cor escura e material reciclável em saco de cores claras, assim facilita a coleta e o destino adequado para cada um”, comenta Gastão Vosgerau, secretário de Meio Ambiente.

Vosgerau ainda lembra que da troca de resíduos recicláveis por mudas de flores que acontece todas as quintas-feiras das 8h às 15h30 na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis que fica na Rua Pedro Trevisan – nº. 249 no bairro Colônia Rio Grande. “A troca de reciclável por flores é mais uma opção que a população tem para fazer o descarte correto de materiais reaproveitáveis, sendo também uma forma de inibir que esses materiais sejam jogados na natureza, ou acondicionados de forma incorreta”, complementou Gastão.

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, outra forma de facilitar a coleta e evitar transtornos, como por exemplo, tombamento de lixo ou que os sacos sejam rasgados e o lixo espalhado, é que a população coloque os rejeitos perto do horário de coleta dos caminhões.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais