Membros do Conselho Municipal do Turismo visitam Usina Hidrelétrica Chaminé
30-09-2013 20:06

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais realizou nesta última sexta (27), uma visita para os membros do Conselho Municipal do Turismo, na Usina Hidrelétrica Chaminé.
“A Usina representa uma das maravilhas de São José dos Pinhais. Temos, por meio do turismo, que mostrar as belezas naturais que a cidade oferece”, disse a representante da Associação de Moradores Urbanos do Conselho, Valdívia de Lima.

A Usina Hidrelétrica Chaminé, localizada na divisa de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, utiliza as águas do reservatório do Vossoroca e do reservatório de Salto do Meio para a geração de energia e desemboca no Rio São João. As quatro turbinas que trabalham ininterruptamente produzem energia que passa por um sistema de anel da Copel, que faz a redistribuição do produto. A Usina sozinha produz energia suficiente para abastecer uma cidade como a de Tijucas.

Durante o passeio de trólei (bondinho usado para deslocamento na usina), os visitantes puderam observar a estrutura da Usina e a paisagem, com flora e fauna nativas. “O trólei – meio de transporte utilizado desde a construção da Usina, em 1930 – faz parte da história da Usina e ainda é o acesso mais utilizado, seguro e confiável”, disse o operador e mantenedor da Copel, Luiz Friederich.

A visita que teve como intuito mostrar as possibilidades turísticas de São José dos Pinhais, contou com a presença de cerca de 40 integrantes do Conselho, que definirão as novas diretrizes para o Turismo de São José dos Pinhais.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais