Memorial da Carioca retrata SJP no século XIX
01-08-2014 15:50

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura (SEMUC), instalou o Memorial da Carioca, que foi desenvolvido pelo artista Roney Wilmar Erthal.

A “Bica da Carioca”, como era conhecida antigamente, era o fundo de um vale onde escravos que eram libertados passavam a residir no local. Próximo dali, havia a casa da Nha Dita, além de outras 11 residências que faziam bailes e preparavam doces para animar os moradores.

A fonte era o único local do centro da cidade que fornecia água, portanto, incluindo as freiras do Colégio São José (atual Shopping São José), usavam a bica para lavar roupas e realizar outras atividades do dia a dia.

A história da Bica da Carioca é tão antiga que, em 1862, consta em um documento expedido pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, a solicitação de reparação da mesma. O local ficou conhecido por este nome pois este tipo de bica era no Rio de Janeiro.

Atualmente o local abriga a Capela Mortuária, o Serviço Funerário Municipal e o Fórum Eleitoral. O Memorial da Carioca está localizado na Rua Voluntários da Pátria – Centro, atrás do Shopping São José.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.