Meninas de 12 e 13 anos devem tomar vacina contra o HPV ainda este ano
17-12-2014 17:43

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais informa à população que as adolescentes entre 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, devem tomar ainda este ano. Ela é segura e auxilia no combate ao câncer de colo de útero, doença que mais mata mulheres no mundo.

“A vacina contra o vírus HPV deve ser tomada em três doses. Felizmente, hoje está disponível, e de graças, em todas as Unidades de Saúde. A campanha deste ano focou as meninas de 12 e 13 anos, que devem tomar as duas primeiras doses. Contudo, muitas ainda não tomaram a segunda. É importante que o façam ainda este ano, pois caso contrário não terão esta oportunidade gratuitamente a partir do ano que vem. Só com a vacina, e tomada corretamente, as adolescentes terão a garantia de não adquirirem a doença quando forem adultas”, disse a diretora Municipal de Vigilância Epidemiológica de São José dos Pinhais, Karen K. S. Krast.

Uma das adolescentes que tomou a segunda dose da vacina foi Mariana Pascoal Bobrowec, de 12 anos. Para ela, o importante é se prevenir. “Eu tomei as duas doses da vacina. Acho que todas as meninas da minha idade devem fazer o mesmo, pois a vacina é de graça e nos protege de ficar doente no futuro”, disse ela.

Os pais e responsáveis devem levar suas filhas com idade de vacinação na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, tendo consigo um documento de identidade e a carteira de vacinação. O horário de atendimentos das Unidades é das 8h às 16 h, de segunda a sexta-feira. Na semana de Natal e Ano Novo, atenderá apenas nas segundas e terças-feiras.

O vírus HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus. Se não diagnosticada a tempo pode causar o câncer de colo de útero, doença que mais mata mulheres no mundo. A vacinação aplicada antes de a menina ter a primeira relação sexual pode quase neutralizar a possibilidade da pacientes, em fase adulta, em adquirir a doença.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais