Mil crianças aprendem brincando na Colônia de Férias de SJP
14-07-2011 08:37

Para tornar as férias escolares mais divertidas, a Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou esta semana a 11ª Colônia de Férias do município. O evento, que acontece até sexta-feira (15), teve até agora aproximadamente mil crianças inscritas.

O principal objetivo da colônia de férias é levar lazer e diversão aos pequenos são-joseenses, promovendo também o convívio social. A colônia é gratuita e direcionada para a faixa etária entre 7 e 12 anos. “É um evento diferente porque muitas crianças, principalmente as que vivem na área rural e não possuem acesso fácil ao Centro, não têm a oportunidade de vivenciar uma tarde toda direcionada ao lazer, com atividades e brincadeiras diferenciadas. Além disso, a colônia de férias promove a integração destas crianças, desenvolvendo atividades em grupo e oficinas variadas”, ressalta Amanda Andreatta, coordenadora do Ginásio de Esportes da Contenda.

Durante esta semana, todas as tardes, ocorrem diversas oficinas e brincadeiras, com pausa para o lanche no meio do dia. No último dia do evento (sexta-feira), acontecerá uma gincana envolvendo todas as crianças, divididas por faixa etária. “Estar aqui é um momento de descontração e brincadeira para todos. Os professores ficam disponíveis durante todos os dias, supervisionando as atividades e orientando as crianças”, afirma Cleyton Ferreira, chefe da divisão de Eventos Populares da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“Eu já aprendi malabares e também brinquei com pintura. É ótimo estar aqui, muito melhor do que ficar só em casa”, conta Caio Felipe Dell Maria, de oito anos. Para as amigas Milena Cramar Lôndera, Tainara Piovezan de Melo, ambas de 12 anos, e Michelle Zuchinali, de 10 anos, a dança e as oficinas são uma ótima forma de diversão. “Aprendemos a dançar, também participamos da oficina de hip-hop e malabares. O lugar é muito legal e aprendemos, também, a preservar a natureza. Adoramos vir pra cá”, comemoram.

Ao todo, a colônia de férias conta com seis oficinas: desenvolvimento social; lutas diversas; capoeira; hip-hop; brincadeiras tradicionais; e a oficina de palco “brincar de dançar”. O acesso das crianças ao local da colônia de férias está sendo realizado pelos ônibus da Secretaria Municipal de Educação, que estão todos os dias nos ginásios e núcleos de esporte e lazer, realizando o transporte até a Chácara dos Metalúrgicos, no bairro Campo Largo da Roseira. A Secretaria Municipal de Educação também fornece a alimentação das crianças na colônia de férias. Além disso, uma unidade de UTI móvel está todos os dias no local, para atender qualquer possível emergência.



Fotos: Sérgio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.