Mudanças no Hospital São José
12-05-2017 11:27

Dentro dos 100 primeiros dias de gestão, a Administração Municipal identificou que os recursos financeiros para manutenção plena dos serviços do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) são insuficientes com os atuais repasses financeiros dos governos Federal e Estadual.

Dos mais de 6.000 pacientes atendidos/mês pelo SIATE e SAMU da Grande Curitiba, 15% são transportados e atendidos no Pronto Socorro do HMSJP. Agravando esse cenário, a grande maioria dos acidentados nas BRs 277 e 376, que são atendidos pelas ambulâncias das Concessionárias Litoral Sul e Ecovia, são transportadas para o Hospital Municipal de São José dos Pinhais.

“Torna-se clara a importância regional do Hospital São José no Sistema Único de Saúde da região, sendo que a gestão desse sistema é de responsabilidade da União, Estado e Município de forma tripartite e compartilhada. O custo mensal do hospital para a Prefeitura de São José dos Pinhais é de R$ 5,5 milhões, e o repasse financeiro dos governos Federal e Estadual não totaliza R$ 2 milhões. Devido a isso, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas emergenciais para salvaguardar a vida dos pacientes atualmente internados no hospital. Mais de 1.400 internamentos são realizados por mês no hospital nos 30 (trinta) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (Adulta e Neonatal), Maternidade, Pediatria, Enfermaria Adulta e Bloco Cirúrgico”, disse Giovani de Souza, secretário de Saúde de São José dos Pinhais.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o bloqueio do Pronto-Socorro foi necessário para impedir que um número maior de pacientes provenientes de outros municípios, transportados pelo SAMU e pelo SIATE, colocassem em risco a vida dos pacientes já internados no Hospital São José. O fluxo do atendimento de emergência de São José dos Pinhais foi direcionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, cabendo ao hospital a internação e cirurgias de urgência e emergência dos munícipes referenciados até seu número máximo de leitos.

Os Órgãos de Controle interno e externo, há várias gestões, têm notificado a Prefeitura no que se refere à terceirização de funcionários, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos. Mais de 20% da mão de obra do HMSJP era atendida por esses contratos. Com o fim das terceirizações, faz-se necessário remanejar seus funcionários estatutários para os demais setores internos do hospital, principalmente UTI Adulta, UTI Neonatal e Maternidade. O atendimento às gestantes de São José dos Pinhais foi assegurado, principalmente as gestantes de alto risco, do qual o hospital é referência para o Ministério da Saúde.

“A nossa gestão mantém a ética e o respeito à população de São José dos Pinhais. As determinações dos órgãos de controle, tanto externos quanto internos, que condenam a prática de contratação de serviços terceirizados na Saúde foi cumprida. Atrelado a isso, vivemos um tempo de crise. Desde julho de 2016, a Secretaria de Saúde vem intercedendo junto ao Governo do Estado para aumentar o aporte financeiro destinado ao custeio da Média e Alta Complexidade no Município. Nesta gestão, desde janeiro deste ano voltamos à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para que aumentasse o repasse de recursos ao Hospital São José. Também esse ano foi realizada reunião no Ministério da Saúde em Brasília buscando repasses financeiros à nossa cidade, mas também sem sucesso até o momento. A decisão do bloqueio do Pronto Socorro foi necessária para assegurar o direcionamento dos leitos do hospital apenas para nossa população e salvaguardar a vida dos já internados. Novos internamentos no hospital serão realizados a partir das Unidades Básicas de Saúde da cidade, UPA Afonso Pena e Regulação Municipal de Fluxo”, disse o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon.

Para substituir os profissionais terceirizados, a Prefeitura realizou o chamamento dos 122 médicos aprovados no último Concurso Público dos quais apenas 78 médicos assumiram até o momento. Esse número de profissionais ainda é insuficiente para manter todos os serviços abertos do hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde está buscando profissionais médicos para assumirem plantões presenciais por meio de hora extra ou ainda via contrato direto Pessoa Física para quem não é médico estatutário. Já está em avaliação a modalidade de Credenciamento, Processo Seletivo Simplificado e abertura de Concurso Público devido à gravidade dos fatos. A Secretaria Municipal de Saúde, de forma responsável e transparente, notificou os diversos órgãos públicos de controle externo, Câmara de Vereadores, Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, apresentando um prazo de 180 (cento e oitenta) dias para a adequação do quadro de funcionários e avaliação do novo modelo de trabalho à realidade do Hospital São José.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais