Municípios se unem para desenvolver turismo na RMC
31-08-2011 12:01

São José dos Pinhais está incentivando os demais municípios que fazem parte da Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) a criarem uma instância de governança para atender ao Ministério do Turismo e garantir apoio e estímulo à atividade na região. O prefeito Ivan Rodrigues; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e vice-presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, Christian Bundt; e a chefe de divisão de turismo da secretaria, Aurora Girardi representaram o município na reunião da Assomec nessa segunda-feira (29) em Pinhais.

A Assomec é formada por 29 municípios paranaenses, sendo que três foram oficialmente adicionados à associação ontem: Rio Negro, Lapa e Campo do Tenente. O secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, presenciou a reunião e falou sobre a importância das instâncias de governança como cumprimento da lei do Plano Nacional de Turismo. Essas instâncias são organizações sociais da qual participam representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades empresariais vinculadas ao turismo, com o objetivo de planejar, desenvolver e implementar ações do setor turístico.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo e vice-presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, Christian Bundt, explicou que por enquanto um trabalho semelhante à instância de governança é feito pelo Fórum, que pretende montar uma e está buscando o apoio dos prefeitos dos municípios que participam da Assomec. “Estamos tentando sensibilizar os prefeitos a liberarem os comandados que atuam no setor turístico a participarem desse órgão”, explica Bundt.

As instâncias de governança podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado. “Precisamos ter essa instância de governança na região para melhorar o acesso aos recursos estaduais e federais do turismo. Qualquer projeto lançado na região que não possui a instância sofre limitações de recursos”, esclareceu Christian.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais