Museu Atílio Rocco: exposição de fotos aéreas mostra crescimento demográfico do Município
10-01-2018 18:41

Uma exposição de fotos aéreas de São José dos Pinhais, tiradas entre as décadas de 1960 e 1970, estão disponíveis para visitação no Museu Atílio Rocco. A exposição Victor Bento Aerofotografia, que leva o nome do autor das imagens intituladas como O Grande Voo, é um documento histórico imagético do desenvolvimento e do crescimento demográfico do Município.



O Boticário



Quem visitar a exposição de fotos aéreas também pode aproveitar e visitar as outras mostras em exibição. Como a do O Boticário. Logo na entrada do Museu, estão expostos diversos frascos que recontam a história da empresa sediada em São José dos Pinhais há quatro décadas. O visitante pode conhecer a história do famoso frasco usado pela empresa de cosméticos durante seus quarenta anos, além de conhecer também o lançamento do novo modelo.



Moçambique



Seguindo o passeio, estão em exposição algumas fotos do fotógrafo Gabriel Munhoz, que fazem parte do acervo ONG REVIVA. Nessa exposição, é retratado o cotidiano dos moradores de Moçambique. Uma ex-estagiária do Museu foi quem quis apresentar as fotos. “A Camila Souza faz parte de uma ação social desenvolvida lá, que leva água potável para a população”, explica a diretora do Museu, Zelinda Fialla.



Moedas



Outra exposição é a de moedas. Lá, o visitante pode conhecer desde moedas em que o Império era o sistema político da época, datadas de 1817 e com valor de 960 réis; uma exposição que reconta toda a historia do Cruzeiro e até de moedas estrangeiras, como da Europa, Ásia e outros países da América. Acompanhada dos filhos, Rita Passos, professora, conta que visitar a exposição foi como um relembrar o passado. E ela incentiva a visitação. “Sempre levo meus filhos à museus, porque esse contato com a história é importante para desenvolvimento social e para o conhecimento político dos cidadãos”, conta.



Força Expedicionária Brasileira



Fotos, medalhas e pertences ajudam a recontar a história da FEB, Força Expedicionária de São José dos Pinhais. Nessa exposição, é possível conhecer histórias e personagens que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Além de alguns documentários que ficam em exibição sobre a Força Área Brasileira, que ajudam a conhecer um pouco mais sobre o tema.



Museu Atílio Rocco: 40 anos



Finalizando a visita, está também em exposição uma homenagem aos 40 anos do Museu Municipal Atílio Rocco. Nela, o visitante pode conhecer as primeiras peças doadas, fotos e objetos históricos que recontam a história do Município; e também ouvir notícias, veiculadas nos jornais Tribuna de São José e Folha de São José, narradas pela ex-diretora do Museu, Silvia Bonk.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais