Mutirão avalia animais aptos para castração
01-09-2014 21:38

A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – curso de Medicina Veterinária, realizou no sábado (30), no Parque São José, mutirão de atendimento e avaliação de cachorros e gatos cujos donos os inscreveram para participar do programa de Controle Ético da População Canina e Felina - castração.

Nesta fase os animais passaram pela avaliação de veterinários que verificaram as condições de saúde: se o animal não estava desidratado, muito magro, com anemia ou prenhe. Depois de examinar coração e pulmão, cada animal recebeu a primeira dose de vermífugo de amplo espectro, além de parasiticida, vacina anti-rábica e vacina múltipla contra doenças que contraídas podem ser transmitidas ao homem. Os animais deixaram o local já com a cirurgia marcada.

Participaram do mutirão 27 alunos do curso de Medicina Veterinária divididos em 11 equipes, com a supervisão de três médicos veterinários e organização de servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Ao final os alunos receberam certificado de participação pela contribuição acadêmica em contrapartida da vivência que tiveram durante a prática.

Dos 132 animais inscritos para fazer os exames, dono de 20 faltaram e deixaram o programa. “Para participar é preciso estar presente nas fases obrigatórias: Inscrição, entrevista sobre as razões pelas quais quer castrar o animal; palestra educativa; levar o animal para ser examinado; e realizar a castração no local agendado. É preciso ter responsabilidade ao se inscrever, pois quem faltou tirou a vez de outra pessoa”, disse a chefe do setor responsável, Sandra Mariotto.

PROGRAMA
O principal objetivo do programa de castração gratuita é controlar a população de animais de estimação, diminuindo o número de abandono nas ruas.

Para participar é preciso ligar ou comparecer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente portando os documentos CPF e RG, endereço e os dados do animal. O proprietário participará da palestra de conscientização. Após a análise do cadastro e dos objetivos da castração é que o animal será avaliado pelos médicos veterinários. Se o animal estiver com saúde, sem doenças e não esteja em gestação, poderá ser castrado. Informações pelo telefone: 3282-4018.

Donos de animais já inscritos devem ficar atentos aos dias das palestras e dos mutirões de exames, este último está agendado para acontecer 27 de setembro, no Parque São José.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais