Nesta sexta-feira (10) vence a primeira parcela do IPTU 2017
08-03-2017 20:15

Na próxima sexta feira (1o de março), encerra o prazo para pagamento à vista do IPTU/2017 de parcela única com desconto, e vence também a primeira parcela de quem vai pagá-lo parcelado. Quem parcelar poderá dividir em 8 parcelas, com o primeiro vencimento no dia 10 de abril de e as demais parcelas no mesmo dia dos meses subsequentes.

O IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) é um imposto arrecadado para destinações diversas na manutenção e implementação de equipamentos e serviços públicos, tendo vinculação de receita de 15% e 25% com as áreas de saúde e educação, respectivamente. Portanto trata-se de um imposto com retorno eficaz, de caráter prático aos munícipes e de uma forma abrangente nas ações do município.



Quem deve pagar o IPTU?

A responsabilização do pagamento do IPTU é sempre do proprietário atual do imóvel. Assim não havendo pagamento do imposto, o município inscreve em dívida ativa o imóvel juntamente com o responsável pelo débito. A condição de transferência de pagamentos ao inquilino é uma formalidade firmada entre as partes e em nada modifica a ocorrência do débito em nome do proprietário.

Caso o lançamento do imposto não conste em nome do atual proprietário, não invalida o procedimento do lançamento e tampouco impossibilita o pagamento do mesmo. Para atualização do contribuinte faz-se necessário a apresentação ao Departamento de Tributos Imobiliários da cópia do documento de titularidade atualizado – matrícula do registro ou escritura pública de compra e venda ou contrato de compra e venda. Demais detalhamentos poderão ser obtidos junto ao Departamento por meio do email tributos@sjp.pr.gov.br.



Carnês
A entrega dos carnês de IPTU foi feita pelos Correios em fevereiro e março. Caso o contribuinte não tenha recebido, pode conseguir a 2ª via do carnê no Portal da Prefeitura www.sjp.pr.gov.br, ou indo pessoalmente aos demais meios disponibilizados pela Prefeitura, como o Atendimento Central (Secretaria de Finanças), nas Subprefeituras na Borda do Campo, Guatupê ou Afonso Pena (Parque da Fonte). Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato com o Departamento de Tributos Imobiliários através dos telefones 3381-6891 / 3381-6907 / 3381-6908 e 3381-6911.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais