Nova sede do CRAS Cyro Pellizzari II é inaugurada no Jd Fabíola
23-11-2015 19:03

Para ampliar o atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais inaugurou na tarde de sexta-feira (20) as novas instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cyro Pellizzari II. A nova sede da unidade, que está localizada na Rua Nelson França nº 200, no Jardim Fabíola, irá atender a comunidade local e servirá como base para a equipe volante que circula pela área rural de São José dos Pinhais.

O novo prédio do Cyro Pellizzari II conta com rampas de acesso, salas de acolhimento e atendimento, e um local que comporta confortavelmente grupos de até 20 pessoas. A equipe profissional do novo equipamento é formada por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, educador social, auxiliar administrativo e de serviços gerais.

Falando sobre a abertura do novo espaço o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, explicou que a mudança de endereço do CRAS fez-se necessária para melhorar o atendimento da comunidade. “A nova sede para o Cyro Pellizari II, que estamos inaugurando hoje, é um espaço próprio da Prefeitura, um lugar agradável, convidativo e acolhedor. Quando pensamos na construção deste novo prédio, imaginamos um local mais confortável que o anterior e que pudesse trazer mais qualidade no acolhimento à população. Além disso, com esta estrutura nova, nós devemos também potencializar o trabalho dos servidores que irão prestar serviços aqui” afirmou.

Já o prefeito Luiz Carlos Setim, antes de cortar a fita de inauguração, parabenizou a equipe da Secretaria de Assistência Social pela construção do novo prédio e fez questão de homenagear os familiares do empresário Cyro Pellizzari, que participavam do evento. “Eu fico muito feliz por recebermos aqui, neste momento tão importante, a Família Pellizari, representada pela senhora Miriam Pellizzari, pela senhorita Helen Pellizzari, e pelo seu filho Jean Pellizzari. É uma honra para nós podermos utilizar neste espaço público o nome desta família que tanto contribuiu para o desenvolvimento de São José dos Pinhais” disse.

Nascido em 15 de fevereiro de 1927 em Campo Largo/PR, o empresário Cyro Pellizzari escolheu São José dos Pinhais para fundar a sua fábrica “Bom Pastor e Otto Construções”. Em 1971 decidiu mudar-se definitivamente para o Município, onde ainda implantou o Haras Bom Pastor, o Hotel Paraná Golf, o Clube Campestre Paraná Golf, e o Condomínio Las Palmas. Ele faleceu em 12 de fevereiro de 1992.

Também estavam presentes na inauguração o vice-prefeito, Toninho da Farmácia, o secretário municipal de Governo e Chefe de Gabinete, Adriano Muhlstedt, o secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Leandro Rocha, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Muhlmann, e os vereadores Gilberto Melo, Luiz Paulo e Onildo dos Santos.

Sobre os CRAS
Os CRAS são Centros de Referência geridos pela Secretaria de Assistência Social, localizados prioritariamente em áreas de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Através deles são ofertados serviços e programas socioassistenciais da proteção social aos cidadãos, por meio dos serviços de: Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF); Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes; Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas; e Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI).

Nestes locais também é feita a inclusão das famílias no “Cadastro Único”, registro de entrada para inclusão nos Programas Sociais do governo Federal, Estadual e Municipal, e com isso o encaminhamento para a participação em programas sociais que garantam diversos benefícios como; programa Bolsa Família, programa Minha Casa Minha Vida, isenção de taxas de concursos públicos e alguns serviços, como a tarifa social (água e luz), inscrição para os programas, Municipal Guarda Mirim, Estadual Leite das Crianças e Federal PRONATEC, entre outros.

Somente no primeiro bimestre desde ano os CRAS de São José dos Pinhais realizaram mais de 9,9 mil atendimentos e incluíram mais de 1,2 mil famílias no serviço de Proteção e Atendimento Integral. Neste mesmo período estas unidades atenderam também 396 crianças e adolescentes.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais