Nova Unidade do CRAS Cyro Pellizzari II está sendo construído no Jardim Fabíola
10-07-2015 13:30

Uma prédio para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cyro Pellizzari II está sendo construída no Jardim Fabíola, através do Programa Avança São José. As Unidades públicas da Secretaria de Assistência Social estão localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, e são destinadas à prestação de serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica às famílias, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, potencializando a proteção social e atuando na perspectiva da intersetorialidade.

Com investimento de R$ 339.013,97, essa obra está 72,21 % pronta. Segundo o secretário de Assistência Social, Imar Augusto, essa nova Unidade tem uma maior capacidade e segue o padrão do Ministério de Desenvolvimento Social. “É um espaço próprio da Prefeitura, um benefício para a população e que vai agregar qualidade no serviço prestado a sociedade”, explica.

Além da construção do Cyro Pellizzari II, o CRAS da Juventude, localizado no Jardim Alegria, está passando por uma reforma que vai ampliar o atendimento. Essa obra é executada graças a um recurso viabilizado junto com a Caixa Econômica. “O prédio não está em boas condições, e com essa manutenção o espaço vai ficar mais aconchegante, o que vai permitir mais comodidade e qualidade para os serviços prestados”, conta Imar.

Douglas Ricetti é coordenador do CRAS Cyro Pellizzari, e está empolgado com as obras, conta que com a ampliação mais crianças serão atendidas com oficinas culturais. “Hoje o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos atende uma média de 60 crianças e adolescentes por dia, e essas novas instalações vão permitir que esse serviço seja ampliado para beneficiar mais os moradores”, afirma.

As manutenções executadas no prédio incluem a implantação de dois módulos denominados 85A e 85B, com área total de 216,08m². O investimento nessa obra é de R$ 299.432,75.



Serviços que são oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social

Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF): consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo acesso às políticas públicas e usufruto de direitos e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.

Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes: São grupos de convivência organizados de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com as famílias. Possui caráter preventivo e proativo através de atividades socioeducativas, visando o desenvolvimento de capacidades e potencialidades para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas: Desenvolve ações extensivas aos familiares, dando apoio, prestando informações, orientações e encaminhamentos, com foco na qualidade de vida, e exercício da cidadania, sempre ressaltando o caráter preventivo.

Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos– SCFVI: são espaços de convivência grupal e comunitária desenvolvendo encontros, oficinas temáticas atividades de lazer e cultural.

Cadastro Único: Tem a finalidade de identificar os potenciais beneficiários para os Programas de Transferência de Renda e Benefícios. É a porta de entrada para inclusão nos Programas Sociais do governo Federal, Estadual e Municipal.

Encaminhamento da família aos seguintes Benefícios e Programas Sociais, quando a mesma cumprir os critérios estabelecidos:
Benefício de Transferência de Renda do Programa Bolsa Família;
Benefício de Prestação Continuada- BPC Idosos;
Benefício de Prestação Continuada- BPC – Pessoas com Deficiência;
Benefício de Isenção Tarifa Social (energia e água);
Isenção Tarifária de Transporte Coletivo;
Isenção de taxas para concursos públicos;
Telefone Popular;
Minha Casa Minha Vida;
Benefícios do INSS (trabalho doméstico);
Programa Erradicação Trabalho Infantil – PETI;
Programa Estadual Leite das Crianças;
Programa Guarda Mirim;
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC;
*Informações detalhadas constam no link da Divisão de Ações Comunitárias (DAC).

Além dos serviços e benefícios, a equipe do CRAS realiza ações de recepção, acolhida, atendimento, acompanhamento, encaminhamentos, trabalho em grupos, busca ativa e gestão da proteção social básica em seu território através da articulação da rede de proteção social.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais