Obras da trincheira na Alameda Arpo avançam para nova etapa
10-06-2016 16:40

As obras de construção da trincheira da Alameda Arpo entraram em nova etapa e continuam a evoluir, informou nesta quinta-feira (9) a Secretaria de Viação e Obras de São José dos Pinhais. A obra, de grande relevância, vai trazer mais segurança para milhares de moradores da Cidade que precisam atravessar a BR-376, na região, e que servirá como ligação entre o Centro e o bairros Cruzeiro, Costeira e Ouro Fino .

“A escavação e fundação estão prontas, já foram construídas as cortinas de concreto que irão conter as laterais da trincheira e iniciada a preparação para a colocação das vigas que vão sustentar a trincheira, o que deve ocorrer dentro de aproximadamente 30 dias. Antes é preciso construir uma estrutura de reforço nas laterais para ter uma boa sustentação e conter o solo ao redor, que é muito irregular”, informa o engenheiro responsável pela obra, Paulo de Felips.

Ainda de acordo com o engenheiro, com a superação da etapa atual, o restante da obra já vem sendo preparada para a ação das máquinas e equipes. “Independente disso, estamos preparando todo o serviço para dar continuidade na construção do túnel e das pistas. As fundações da pista e escavação necessária já foram concluídas, a altura necessária já foi alcançada. A drenagem já está preparada e pronta até o ponto inicial da travessia”, adianta Felips.

Finalizada as intervenções do lado leste, as equipes seguem para o outro lado da trincheira, que já foi preparado para o início das escavações e reforço estrutural. “A próxima etapa agora será a execução trincheira de fato. Serão colocadas as vigas, as pré-lages e a lage principal, para poder voltar o trânsito e assim podermos atacar o outro lado (oeste), que também já está preparado para o início das escavações de ligação entre os dois lados. Se tudo ocorrer sem imprevistos, em dois meses este lado (leste) deve estar concluído”, completa.

Recursos Próprios
Atualmente, quem precisa fazer a travessia só conta com o cruzamento do Bradesco, no fim da rua Joinville com a BR-376, que é lento e perigoso. “A construção da trincheira no local é uma antiga reivindicação da população, uma região que teve um crescimento exponencial nos últimos anos e que vai ajudar ainda a desafogar o trânsito no local, valorizar a região e dar mais segurança”, lembra o secretário de Obras e Viação, Sérgio Muniz.

Além da trincheira, a obra inclui a pavimentação de 700 metros da Alameda Arpo, no trecho entre a BR-376 e a Rua Ponta Grossa, e está sendo realizada com recursos próprios do município de São José dos Pinhais orçados em mais de R$ 8 milhões e que quando concluídas ajudarão no fluxo de veículos, interligando os bairros São Pedro e Cruzeiro. A obra integra o Programa Avança, que em 3 anos e meio já levou pavimentação para mais de 160 ruas em 35 bairros de São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais