Olarias devem ter certificação até 2015
02-06-2014 21:45

Para poder oferecer material – tijolos e telhas de barro – para as construturas, as olarias de São José dos Pinhais precisam se enquadrar nas novas normas exigidas pela Caixa Econômica Federal (CEF). As medidas são necessárias para integração ao Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e devem estar presentes nas empresas do município até 2015. Das 120 olarias de SJP, apenas cinco estão certificadas pelo PSQ.

Para informar os oleiros e discutir as novas medidas exigidas pela CEF, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realizou, na última sexta-feira, 30, reunião na sede do Sindicato dos Oleiros, no Agaraú. Para se adequar, as olarias precisam estar de acordo com : a) o fisco, ou seja, ter CNPJ regularizado, tirar nota fiscal e pagar corretamente os impostos e b) as questões ambientais, como o recebimento da matéria prima e o forno, que precisam estar de acordo com a legislação federal.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, o mercado, como um todo, tem tido mudanças. “Aperfeiçoamento e tecnologia são importantes para que as empresas continuem inteiradas no processo, procurando desenvolvimento e conquistando o seu lugar. As leis estão cada vez mais exigentes e quem não estiver preparado para o futuro vai acabar fechando as portas. Nós não queremos isso”, afirma Celli.

Com apoio da Prefeitura, o grupo de ceramistas desenvolveu um picador de resíduos de madeira de construção capaz de produzir material para servir de combustível aos fornos cerâmicos. Os presentes na reunião puderam conhecer também a central de reciclagem da Associação dos Ceramistas de São José dos Pinhais (ASCESP). A central de logística e reciclagem transforma o descarte da construção civil em biomassa, combustível que é popularmente conhecido como cavaco.

Representantes do SENAI, do SEBRAE, do CREA, da Empresa Nativa do Brasil, do SINDUSCON e alguns representantes dos oleiros locais estiveram presentes na reunião. Nas próximas semanas, uma nova reunião deve acontecer para expor a nova legislação e buscar apoio e solução para os pontos fracos e fortes.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais