Ouvidoria da Saúde recebe “kit informática” do Governo Federal para agilizar atendimento
03-08-2010 11:56

Uma parceria entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Saúde beneficiou a Ouvidoria da Saúde municipal com um kit de informática composto por quatro computadores, uma impressora, quatro mesas de digitação, quatro cadeiras e um software específico para o setor. Há cerca de um mês, a descentralização da Ouvidoria da Saúde de São José foi citada como exemplo nacional em evento do Governo Federal em Brasília.

Agora, com o novo software e com a descentralização da Ouvidoria no município, todas as seis regionais de saúde do município poderão ter um sistema mais eficiente de contato com a população. Para utilizar o programa, o Ministério está disponibilizando um curso online para os servidores de cada regional. O kit faz parte do programa ParticipaSUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, e que tem como objetivo aproximar o usuário do Sistema Único de Saúde com os serviços oferecidos.

“A Ouvidoria da Saúde se firmou como um canal de contato direto da população com o gestor municipal. Através da Ouvidoria, o cidadão está tendo a oportunidade de se manifestar para fazer sugestões, reclamações, denúncias e solicitações. Por acreditar que a partir da participação da população é possível melhorar os serviços públicos, penso que devemos desenvolver ações e programas de incentivo à participação cidadã”, afirmou Pedro Scherer, ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde.


Descentralização
A Ouvidoria da Saúde passou, desde o início deste ano, por um processo de descentralização, acompanhando as mudanças na Saúde do município. Agora, ao invés de ter que procurar a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais para fazer uma reclamação, sugestão ou até mesmo tirar uma dúvida, o cidadão pode ir até uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazê-lo. Além disso, tendo como base a política participativa do Ministério da Saúde, a Ouvidoria realiza um processo no qual as caixas de sugestão alocadas nas unidades de saúde sejam abertas junto à comunidade, trabalho que serviu de referência para cerca de 1.500 pessoas em um evento em Brasília no mês de junho.


Fotos: João Fernandes

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais