Parque Linear do Rio Ressaca recebe academias ao livre, canchas e parques de lazer
20-06-2016 18:19

O trecho 1 do Parque Linear do Rio Ressaca está recebendo melhorias e novos equipamentos públicos de esporte e lazer, informa a Secretaria de Urbanismo. Estão sendo implantadas duas novas academias ao ar livre, três canchas de areia, dois parques de lazer, nova ciclovia, pistas de circulação e novo paisagismo – plantio de vegetação, árvores e grama.

As obras vão facilitar o acesso da população para o novo parque – um local apropriado para a prática de esporte e lazer, além de valorizar e recuperar toda a região ao redor do rio Ressaca. O projeto do Parque Linear do Rio Ressaca faz parte de uma grande ação socioambiental que realocou centenas de famílias que viviam em situação precária às margens do rio – que corta boa parte da cidade – e envolve as secretarias de Urbanismo, Viação e Obras, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Habitação e Transporte e Trânsito.

A instalação dos novos equipamentos faz parte da contrapartida de um shopping que está se instalando na região do Rio Ressaca, no mesmo local onde ficava a antiga metalúrgica Goudard. A contrapartida atende a legislação municipal dos estudos de impacto de vizinhança.

“Quando grandes empreendimentos se instalam no município e ultrapassam 5 mil m² de área construída, é preciso apresentar um estudo de impacto de vizinhança (EIV). Esse estudo leva em conta o que o empreendimento vai causar ao redor de onde está sendo instalado, de modo direto e indireto, como vai afetar, por exemplo, no sistema viário, nos acessos ao novo empreendimento, no sistema de água e esgoto, no sistema de iluminação pública e também na parte da saúde e educação, quando necessário. Um fluxo maior de pessoas e veículos no entorno e no próprio empreendimento pode acarretar várias mudanças na região, por isso a necessidade de adequações”, informa Ana Flavia, do Departamento de Projetos da Secretaria de Urbanismo.

Contrapartida

Para a realização da construção do novo shopping, foram atribuídas melhorias necessárias através de um conjunto de contrapartidas que se somam ao projeto de construção.

Na contrapartida para a instalação do novo shopping deverão ser construídas – além da implantação dos equipamentos no Parque Linear do Rio Ressaca – novas calçadas, ciclovias, sistema de drenagem e melhoria de acessos pra os pedestres, veículos e para o transporte público.

Serão realizadas obras como: paisagismo – desde o canal extravasor do Rio Iguaçu finalizando na rua Maringá, incluindo as duas academias ao livre, três canchas de areia para práticas esportivas diversas e dois parques de lazer (parquinho).

Também será feita a adequação do sistema viário – uma nova faixa de acesso ao longo da Avenida das Torres, através da ampliação da calçada, no trecho entre as ruas Colorado e Terra Rica, em frente ao Pedroso Tapetes, que consiste em uma quarta faixa de rolamento da Avenida das Torres, uma pista de aceleração para quem entra na Avenida pela Rua Terra Rica. A faixa terá uma extensão de aproximadamente 90 metros, iniciando na Rua Colorado e terminando na Rua Terra Rica, também deverão ser implantados dispositivos de segurança – protetores de pedestres e defensas metálicas, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical. E ainda, pontos de ônibus, lixeiras, placas ou qualquer outro dispositivo existente no local deverão ser recolocados e renovados.

Um nova ciclovia na Rua Harry Feeken, desde a Avenida das Torres até a Rua Almirante Alexandrino.

E mais, asfaltamento e drenagem de duas ruas: a Paranavaí e a Porto Rico em toda sua extensão, obras que só devem ser executadas próximas a conclusão do novo Shopping. E também, a execução de calçadas na rua Holanda, desde a rua Terra Rica até a rua Rio Grande do Norte, obras que vão incluir novos acessos para pessoas de mobilidade reduzida, entre outras.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais