Pianista Arthur Moreira Lima realiza show a céu aberto no bairro São Marcos
18-04-2011 08:20

Na noite de sexta-feira (15), o bairro São Marcos em São José dos Pinhais foi palco do concerto Um Piano pela Estrada com o artista Arthur Moreira Lima. Desde 2003, o intérprete percorre o país em um caminhão-teatro, levando um repertório que vai de Chopin a Luiz Gonzaga. “Passamos por mais de 360 cidades no decorrer desses oito anos. E nossa missão é mostrar música de qualidade ao público que nos assiste. Muitas vezes as pessoas não têm acesso aos clássicos e muitos conhecem e aprendem a gostar dessas composições ao ouvi-las nos concertos”, disse Moreira Lima.

Os espetáculos são patrocinados por empresas privadas, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e recebem apoio dos governos locais, como foi o caso da Prefeitura de São José dos Pinhais.

“A Planta São Marcos passou por várias transformações nos últimos meses que irão impulsionar o crescimento local. O comércio está cada vez mais independente da região central do município e as alterações no transporte público colocaram o bairro em evidência. Trazer o concerto para cá é uma forma de oferecer uma opção de entretenimento à população, para também darmos destaque à questão cultural”, enfatizou o secretário de Cultura, Christian Bundt.

Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento e puderam ouvir os clássicos da música mundial em um concerto com pouco mais de uma hora de duração. Na plateia estava Jurema Ribeiro, moradora do São Marcos há 22 anos. “Há muito tempo não acontecia um show como esse. É uma oportunidade de ouvirmos boa música, sem precisar sair do bairro”, ressaltou. Entre os presentes estavam o vereador Onildo e a secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira.

Antes do início do concerto, a Banda Marcial de São José dos Pinhais animou o público que pôde ouvir clássicos da música erudita e pop.

Um sorriso pela estrada

Paralelo ao concerto, acontece também o projeto Um Sorriso pela Estrada. Realizado pelas dentistas Margareth Garret e Grasiela Garret da Silva, esposa e filha de Artur Moreira Lima, a ação visita escolas públicas, abrigos e outras instituições das cidades onde o pianista toca. Em São José dos Pinhais, as atividades ficaram concentradas na Escola Eugênia Talamini.

“Falamos sobre como escovar os dentes de maneira correta e quais alimentos são importantes consumir para uma boa saúde bucal. As crianças fazem muitas perguntas e repassam essas informações aos pais que, em alguns casos, chegam durante o concerto para comentar o que ouviram e também tirar suas dúvidas. Definitivamente os pequenos são multiplicadores”, concluiu Margareth Garret.


Fotos: Silvio Ramos

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.