Portal da Colônia Murici será inaugurado no próximo sábado (13)
11-02-2016 16:56

No próximo sábado (13), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Programa Avança, inaugura mais uma importante obra para o turismo rural do Município, é o lançamento oficial do Portal Caminhos da Colônia Murici. O evento contará com programação especial a partir das 12h, com churrasco organizado pela comunidade local da Igreja São Paulo Apóstolo (ao lado do Portal) e, às 16h30, queima de fogos de artifício.

“O Portal Caminhos da Colônia Murici passa a ser uma referência para um dos roteiros mais visitados do turismo rural da região. A obra está situada na extensão da Rua Dr. Murici, no entroncamento de acesso à Colônia Mergulhão, próximo da igreja história da Costeira do Cupim. Ela representa o reconhecimento da Prefeitura ao setor rural de nosso Município, pela sua história e contribuição na economia agrícola, valorizando o turismo local”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, Giam Celli.

Para o prefeito Luiz Carlos Setim, a obra vem ao encontro do anseio da comunidade, que passa agora a ter uma identidade também cultural e de valorização a imigração polonesa. “Há mais de dez anos que a comunidade, por meio da Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici e Região (Amcam), solicita a construção desse Portal. Foi um dos pedidos feitos em uma das audiências pública da nossa gestão. Ele representa a valorização da Cultura Polonesa e da primeira colônia de imigrantes do Município”, disse o prefeito Luiz Carlos Setim.

A criação do Portal dará identidade para a região, que abrange desde a comunidade da Colônia Murici, passando por Gamelas, Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha até a BR-376, no Inhaíva.

O Portal Caminhos da Colônia Murici será o mais novo roteiro turístico rural de São José dos Pinhais. Destaque para a tradicional Colônia Murici, fundada em 1878, que recebeu este nome em homenagem ao médico José Cândido da Silva Muricy. A localidade se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba.

No espaço há ainda empreendimentos que fomentam o turismo rural, como as igrejas históricas, chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes e cafés coloniais, vinícolas, além da Casa de Cultura Polonesa, casa de shows, lojas de artesanato, comércio de orgânicos e produtos coloniais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais