Portal Turístico é inaugurado na Colônia Murici
15-02-2016 20:05

Em solenidade festiva, reunindo dezenas de moradores e autoridades, foi inaugurado no último sábado (13) o Portal Turístico Polonês Caminhos da Colônia Murici. O evento contou com a participação do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, e do prefeito de Poznan (Polônia), Jan Grabkowski Starosta, que visitaram o Município com uma delegação de sete poloneses.

“É, sem dúvida, uma data histórica para São José dos Pinhais. Mais uma vez à frente da administração pública pudemos presentear a comunidade rural com uma obra que irá dignificar a cultura e o turismo da região. Na nossa primeira gestão como prefeito, inauguramos o primeiro portal turístico na área rural em homenagem, especialmente, à imigração italiana do nosso Município. Agora, temos a honra de lançar o Portal Turístico Caminhos da Colônia Murici, que homenageia a primeira colônia instalada em São José dos Pinhais, em 1878, realizando uma homenagem a imigração polonesa e ainda dando identidade a mais essa região são-joseense”, disse durante a inauguração o prefeito Setim.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e também um dos projetistas da obra, Marcelo Ferraz Cesar, o Portal foi feito pensando em símbolos da cultura polonesa. “O novo portal tem 14 metros de altura por 17 metros de largura. Ele foi pensado resgatando vários símbolos da cultura polonesa, como o lambrequim de madeira, o brasão da Polônia e o amarelo, que remete à manifestação de alegria que os imigrantes poloneses tiveram no pós Guerra Mundial, representando um futuro de esperança depois das atrocidades sofridas pelo povo polonês, especialmente nos campos de concentração”, afirma.

Valorizar o turismo e a cultura local foi o que também frisou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, Giam Celli, mostrando o compromisso da Prefeitura na valorização da economia rural são-joseense. “Assim como na Colônia Mergulhão, que tinha uma identidade turística desde 1999 com a infraestrutura feita pela Prefeitura na época, hoje o Município passa a ter mais um local oficial de turismo rural, que contempla as comunidades locais da Colônia Murici, passando por Gamelas, Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha e Inhaíva. O Portal Turístico Polonês Caminhos da Colônia Murici é o mais novo roteiro turístico rural de São José dos Pinhais e, em breve, a Prefeitura pretende realizar mais obras de infraestrutura para tornar o local referência para o turismo da região”, frisa.

Quem também destacou a importância do portal foram as irmãos da Sagrada Família responsáveis pela direção e coordenação do Colégio Estadual Colônia Murici, irmã Maria Aparecida Neumann e Inês Barcelar. “Esse portal vem valorizar a história e a dedicação do imigrante e trabalhador rural que veio morar na região da Colônia Murici. Graças ao fruto do seu trabalho, grande parte do que é consumido na Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná S.A.) vem dessa região. Nós das irmãs da Sagrada Família, que estamos instaladas na localidade desde 1906, é um bênção e uma alegria imensa pertencer a esta história e presenciar tal homenagem”, disse irmã Inês.

O Portal Turístico Polonês Caminhos da Colônia Murici é resultado de um pedido da comunidade há mais de dez anos feito pela Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici e Região (Amcam). O pedido foi refeito nas audiências pública da atual gestão do prefeito Setim, que se sensibilizou em realizar a obra. O monumento está localizado na Rua Dr. Murici, no entroncamento de acesso à Colônia Mergulhão, próximo da igreja história da Costeira do Cupim (São Paulo Apóstolo).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais