Prefeitura de SJP terá pesquisa para avaliar demanda turística
02-06-2010 08:01

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo irá realizar uma pesquisa sobre a demanda turística de São José dos Pinhais com o objetivo de coletar informações para reestruturar a oferta de turismo. “Vamos conhecer o perfil do turista, saber se ele vem com a família ou sozinho, como avalia os atrativos e as festas. Isso será a base para que possamos entender o que falta para aprimorar o setor”, explica o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt. A pesquisa, prevista para iniciar em julho, terá duração de três a seis meses e será realizada no aeroporto Afonso Pena, nos pontos turísticos e de lazer de São José dos Pinhais e na Festa do Vinho, que acontece em agosto.

Uma das expectativas é identificar quantos dos turistas que desembarcam no aeroporto permanecem no município. “Sabemos que em grande parte das vezes o destino indutor é Curitiba, então precisamos descobrir o que falta para que essas pessoas de fato visitem São José dos Pinhais”, define.

A chefe da divisão de Turismo da secretaria, Aurora Girardi, reforça a importância da pesquisa, enfatizando a iniciativa da Prefeitura em planejar o setor. “Hoje não temos dados sobre essa demanda, o que é essencial para que possamos gerar os indicadores do turismo no município”, detalha.

Planejamento
São José dos Pinhais é um dos municípios que está participando da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), do Ministério do Turismo. Em fase de implantação no Paraná, o PDTIS tem por objetivo apoiar a estruturação da oferta turística de municípios que já se destacam na área. Agrupados em regiões, os municípios poderão receber recursos através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para incrementar sua competitividade turística. Atualmente, o PDTIS está em fase de levantamento de informações. Em abril, São José dos Pinhais repassou seus dados para o órgão responsável pela pesquisa. A próxima etapa, prevista para este mês, será a apresentação do diagnóstico turístico dos municípios e a divulgação dos selecionados.

Para o Paraná, a destinação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento através do Ministério do Turismo pode chegar a um total de US$ 100 milhões, dividido em três grandes áreas: Foz do Iguaçu e entorno, Curitiba e Região Metropolitana e litoral.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.