Prefeitura e Compac estudam restauro de casa histórica
28-11-2014 14:00

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), começaram esta semana a estudar uma forma de realizar o restauro da Casa Ghernieri, imóvel tombado em 1997 de propriedade de Olímpio Ghernieri, que corre risco de demolição. Na última segunda-feira (24), o secretário municipal de Urbanismo, Marcelo Ferraz Cesar, e o presidente do Compac, Antonio Francisco Bobrowec, estiveram reunidos com o proprietário do imóvel para ver a possibilidade de adquirir a casa e fazer a realocação do imóvel em outro terreno e, como compensação ao doador, de liberar o uso do terreno original.

“A Casa Ghernieri é constituída de madeira e tem características arquitetônicas únicas, como os lambrequins na cumeeira e, alguns deles, de cerâmica. É de valor histórico e cultural para o Município por ser uma casa, a exemplo de tantas outras que já não existem mais, que remete ao gênio criativo de construção dos imigrantes europeus que vieram morar em São José dos Pinhais. Uma alternativa viável, que estamos analisando com a Secretaria de Urbanismo, é a sua realocação para outro terreno por meio da doação da casa, pelo proprietário. Em contrapartida, estuda-se legalmente a possibilidade de liberar e desimpedir o proprietário do terreno original de dar outro destino ao local, como vender ou fazer outra construção”, disse Bobrowec.

Segundo o secretário de Urbanismo, o diálogo é uma importante ferramenta de preservação e para não se criar litígio no processo de tombamento de um imóvel. “O caso da Casa Ghernieri é emblemático e servirá de referência a outros imóveis particulares que venham a ser tombados. Nem sempre o proprietário de uma casa tombada pelo Patrimônio tem condições de restaurar ou manter imóvel em pé, pois pode não ser uma vantagem, ou mesmo viável, fazê-lo. Por isso, nesse caso em específico, como a casa é de madeira estudamos tecnicamente, e também de forma jurídica, como restaurá-la em outro local. Assim, tiramos o ônus do proprietário em mantê-la e, ao mesmo tempo, possibilitamos que ela possa se manter em pé”, destaca Cesar.

A Casa Ghernieri é um imóvel do final do século XIX, de propriedade original do então Coronel Sampaio, passando aos cuidados da família Ghernieri. Ela se localiza na esquina das ruas Izabel A. Redentora com a Sete de Setembro, no centro de São José dos Pinhais. O atual proprietário, o advogado Olimpio Ghernieri, elogiou a iniciativa tanto da Prefeitura, quanto do Compac, e se comprometeu em ajudar no processo de realocação e doação da casa.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.